Trabalho a mais

“Trabalhar mais de 40 horas faz mal à saúde, diz estudo

Pesquisa diz que jornada longa pode causar depressão e problemas cardíacos.

Uma pesquisa do governo de Barcelona concluiu que uma jornada de trabalho de mais de 40 horas semanais causa danos físicos e emocionais à saúde, principalmente no caso das mulheres.
O estudo, que será publicado nesta semana na revista Scandinavian Journal of Work, Environment & Health, indicou que o excesso de horas de trabalho tem conseqüências como ansiedade, depressão e problemas cardíacos.
Os pesquisadores acompanharam 2.792 pessoas de diversas profissões e classes sociais durante um ano.
A Agência de Saúde Pública de Barcelona concluiu que as mulheres são as mais prejudicadas porque acumulam mais funções entre casa e trabalho e “emocionalmente respondem pior à pressão”.
In http://www.globo.com
Ver a notícia completa

Que trabalhar faz mal à saúde já eu o sabia, só faltava era que alguém estudasse isso.
Pode ser que também queiram fazer um estudo sobre trabalhar por turnos e com pessoas doentes sendo que a este respeito foi ontem noticiado (salvo erro na SIC) um estudo sobre a depressão por classes profissionais, sendo que médicos e enfermeiros eram dos mais afectados.

E não consideram os enfermeiros como profissão de risco… Talvez nos devêssemos debruçar mais sobre estudos e investigações que mostrem inequivocamente a dificuldade de exercício da nossa profissão e os motivos porque devemos ser melhor pagos. Dados, muitos dados, não é o que os tecnocratas e burocratas gostam? Então porque não desarmá-los com a sua própria argumentação?

Pergunto-me diariamente, caso eu fosse o gestor ou administrador de uma qualquer instituição de saúde, se precisaria de enfermeiros para o que quer que fosse.

É que em primeiro lugar não me dizem exactamente para que servem.

Não sei que indicadores de qualidade posso utilizar para saber se mais ou menos enfermeiros se traduzem em ganhos em Saúde.

Não sei quantificar a produtividade de cada um deles nem saber se estou a ser justo ao querer pagar mais a um do que a outro porque nada me mostra que um é melhor do que outro.

Não sei se o número de enfermeiros que tenho é o necessário ou não pois não me apresentam índices que permitam quantificar a carga de trabalho em enfermagem ( e se mas apresentam não são de enfermagem mas médicas).

E acima de tudo porquê contratar mais enfermeiros se os outros vão assegurar o trabalho de quem falta a todo o custo?

Humm… Acho que vou propôr a beatificação de todos os enfermeiros…
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s