Deixo esta notícia para que possam comentar e propor soluções, já que faço parte da equipa que está a realizar o estudo. Obrigado!

“2008-02-10 – 00:30:00

Hospital de Faro: Estudo aponta causa para o caos

Idosos abandonados enchem Urgências

Rui Pando Gomes

Resultados finais do estudo sobre o caos nas Urgências são apresentados dentro de duas semanas

Os doentes que entopem os corredores das Urgências do Hospital Central de Faro (HCF) são “idosos com idade avançada, que sofrem de várias doenças e estão desintegrados da família.” É a conclusão preliminar de um estudo pedido pela Administração Regional de Saúde do Algarve, para perceber as razões do caos num serviço onde os atendimentos até diminuíram sete por cento em 2007.

“Fomos para o terreno perceber quem são as pessoas que enchem os corredores. Oitenta por cento são idosos a sofrer de várias doenças em simultâneo e difíceis de resolver”, disse ao CM o médico João Paulo Almeida, coordenador do estudo. A equipa, composta por um médico, dois enfermeiros e um informático, identificou uma nova tipologia de utentes que procuram regularmente as Urgências: pessoas com mais de 70 anos, mais do que um internamento por ano e com pouco apoio familiar. “São pessoas com um estado de saúde que já não permite estar em casa, necessitam de internamento e cuidados prolongados, e a maioria não tem família que lhe dê atenção”, revelou João Paulo Almeida. Em 2007 foram contabilizados 830 casos, que vão ser avaliados para tentar encontrar soluções . O clínico diz que “é um problema grave e que se vai agravar” com o aumento da esperança média de vida. A solução passa por “melhorar os cuidados domiciliários, aproximar os horários dos médicos de família com os da população e preparar as transferências dos doentes para os locais certos da rede de cuidados continuados”, adianta o coordenador do estudo.

MUDANÇA NOS SAP SEM REFLEXO

A maioria dos doentes que recorre às Urgências do HCF são utentes dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão e Albufeira, zonas onde continuam a existir Serviços de Atendimento Permanente (SAP) abertos 24 horas. Apesar de se atribuir a culpa do congestionamento nas Urgências ao encerramento dos SAP, os resultados do estudo coordenado pelo médico João Paulo Almeida revelam que “70 a 80 por cento dos atendimentos são de pessoas de zonas urbanas e não de locais onde foram encerrados os SAP. “Os dados recolhidos também sugerem que a redução do horário nos centros de saúde, das 24h00 para as 20h00, não provoca sobrecarga nas Urgências, uma vez que “a procura nestas horas diminuiu”. Uma análise pontual, em quatro dias de Janeiro, registou cerca de 90 doentes nos corredores. Apenas um era de Alcoutim, o que contraria as acusações do autarca local, segundo o qual o fecho do SAP ajuda ao entupimento das Urgências.

PORMENORES

ALERTA

A Administração Regional de Saúde do Algarve quer desenvolver um sistema informático de alerta, para detectar atendimentos múltiplos de um mesmo doente nas Urgências do HCF.

RECORDISTA

É um homem, tem cerca de 50 anos e recorreu às Urgências do HCF 49 vezes em 2007. Sofre de diabetes e alcoolismo e foi assistido devido a quedas. Vive num meio familiar desintegrado.

ATENDIMENTOS

O caos nas Urgências do HCF levou médicos a demitirem-se. Mas em 2007 houve menos seis mil admissões de adultos face a 2005 e 2006. As Urgências Pediátricas tiveram mais 400 atendimentos.”

Fonte: http://www.correiodamanha.pt/comentario.asp?idCanal=10&id=277190

Anúncios

One thought on “

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s