Governação dos Hospitais




“O Programa do XVIII Governo Constitucional definiu como prioridade desta legislatura a reforma da organização interna dos Hospitais.
Neste sentido, foi designado um Grupo Técnico a quem foi solicitado que, com independência, produzisse um relatório que, para além do diagnóstico da realidade hospitalar, propusesse uma nova matriz organizacional dos hospitais do SNS, tendo por base os princípios de melhoria do acesso, de incremento da qualidade dos serviços prestados e da satisfação efectiva dos utentes e dos profissionais.
O Relatório do Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais encontra-se em consulta pública até ao próximo dia 15 de Setembro de 2010, podendo os contributos ser enviados para o seguinte endereço de email:participacao.hospitais@ms.gov.pt.
O empenhamento de Todos neste processo de participação e de mudança é muito importante.”



Antes de mais apelava a todos que dessem o seu contributo.




Queria também que reparassem nesta “incoerência”: Extraída desse mesmo relatório…




” A ausência de sistemas de informação capazes de produzir dados e indicadores consistentes e fiáveis(…) persiste como uma das limitações mais significativas, simultaneamente à boa prática clínica e à gestão, impedindo definitivamente a adopção de estratégias de decisão baseadas na evidência, comprometendo qualquer tentativa séria de avaliação e cerceando o desenvolvimento de processos de auditoria e controlo de qualidade.
 (…)
A reforçada autonomia da instituição hospitalar (…)terá que basear-se no cumprimento de objectivos e “standards” criteriosamente estabelecidos e avaliados por órgãos autónomos de regulação estratégica”
Como é que estas duas coisas podem ser compatíveis num processo transparente de avaliação?

Urge desenvolver o RSE e um sistema de informação transversal a todas as instituições do SNS. Só assim pode haver justiça na avaliação.

Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s