Custo/efectividade



Face às pressões económicas sobre o sector da Saúde e à falta de visibilidade da Enfermagem em Geral e da relativa discriminação da importância dada aos cuidados de Enfermagem em particular é necessário reflectir sobre a Investigação feita por Enfermeiros:

-As conclusões dos estudos de investigação têm em conta o custo/efectividade das intervenções estudadas?
-O próprio processo de investigação é útil e tem em conta a determinação de custo/efectividade, isto é, a investigação vale a pena sem ser como forma de aprendizagem?
-Qual o nível de evidência produzida pela investigação feita por Enfermeiros?
-Têm em conta parâmetros como níveis de evidência?
Que aplicações na prática de cuidados têm tido as inúmeras teses de mestrado, doutoramento e afins, assim como a sua utilização?

Mais do que nunca é necessário tornar a investigação realmente útil…

Anúncios

2 thoughts on “Custo/efectividade

  1. Caro(a) anónimo(a): Tudo o que disse é verdade, ou pelo menos parte…De facto a investigação em Enfermagem não é apoiada por empresas farmacêuticas, que são o maior motor da investigação médica no entanto tal não serve de desculpa pois existem muitas escolas que dão apoio logístico nomeadamente escolas que habitualmente "fornecem" alunos para formação em estágios a nível hospitalar…Como tal é sempre uma ideia a propor às chefias: trocar o favor de formar alunos pelo favor de apoio logístico (como apoio informático) das escolas…

  2. Oláa investigação é fundamental, não apenas como aprendizagem mas como garante da evolução da profissão, da qualidade ou não dos cuidados prestados, para avaliação das necessidades em cuidados de saúde de uma população, etc. Mas, não vemos colaboração, apoio, interesse da parte das escolas, como noutras profissões, o que torna mais dificil aos enfermeiros sem todo um conjunto de serviços, levar por diante a tarefa. Mas isso não quer dizer que não haja aí muito bons enfermeiros da pratica a estudar/investigar e a tentar dar visibilidade ao trabalho dos Enfermeiros. Há até alguns que vêm o seu trabalho reconhecido por outras Instituições que não as de Ensino de Enfermagem…é pena. Não podemos desistir, a bem do futuro da Enfermagem

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s