O erro em Enfermagem

Na senda de posts anteriores sobre estudos que considero interessantes deixo este:

Da autoria de Ana Mansoa (2010): O erro nos cuidados de enfermagem a indivíduos internados numa Unidade de cuidados intensivos

“É um estudo pioneiro na medida em que se desconheciam, até ao momento,  as representações de enfermeiros 
prestadores de cuidados em UCI’s portuguesas sobre os erros presentes na prestação de cuidados, sua origem e consequências.   
O estudo levou-nos também a reformular o nosso quadro de referência inicial com o reconhecimento do erro de comunicação como a quarta dimensão do erro em enfermagem.  
Torna-se óbvio que a segurança do doente como um dos determinantes de qualidade em saúde deve ser cada vez mais uma preocupação de todos os implicados, particularmente dos enfermeiros, não só enquanto prestadores directos de cuidados mas também como gestores.”


E nas vossas instituições como é tratado o erro? Com vergonha ou com implementação de medidas de redução do mesmo?
Anúncios

One thought on “O erro em Enfermagem

  1. Caro colega, muito gosto em voltar a vê-lo, da mesma forma que me apraz saber que ambos ressuscitámos os nossos projectos pessoais. Estarei atento para participar no seu espaço, com tanto prazer quanto o tempo me permitir.Quanto ao tema que abordou, de interesse inegável, posso afirmar que o Hospital onde exerço funções (Santo António – Porto) existe um Departamento do Risco que gere situações que vão desde situações potencialmente ameaçadoras, "near misses" até ao erro efectivado com dano que culmina com a morte do doente. O erro é assumido como patente, contudo a política hospitalar centra-se no reconhecimento dessas situações para que se unam esforços que limitem actos ameaçadores. Moldar o workflow exige a participação de todos, daí haver um circuito de comunicação entre trabalhador/entidade responsável, formação na área da prevenção do erro e permanência de um interlocutor do risco no serviço.

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s