Ensino Superior de Enfermagem





9.6


É o número correspondente à média do último aluno a entrar numa escola pública de enfermagem, no caso a de Santarém.

O que podemos daqui extrapolar?

– Que enfermagem não é um curso tão apetecível como já o foi.
– Que mesmo assim ainda há muitos alunos a procurar enfermagem (vide preenchimento das vagas quase igual a 100%)
– Que a média total de alunos com médias alta não procuram o curso de Enfermagem e deixam vagas para outros com notas mais baixas.
– E pouco mais…

O que não devemos extrapolar directamente?
– Que os alunos vão ser piores enfermeiros.
– Que a qualidade  de ensino vai ser pior.
– Que a média de colocação do último aluno corresponde ao nível geral (ver notas dos primeiros 20 por ex).
– Que a média de entrada reflecte a qualidade do curso a ser ministrado e correspondente valorização salarial.

A média de entrada dum aluno é apenas um filtro e um sistema de avaliação necessário para definir quem entra ou não em determinado curso, sendo um sistema liberal pois quem faz as médias é quem concorre e não nenhuma entidade superior. Ou seja dizer que se devia baixar as médias para a entrada em Medicina, por exemplo, é de manifesta ignorância por não saber como está estruturada a entrada no Mundo do Ensino Superior.

Outros cursos como Engenharia Mecânica ou Informática têm médias mais baixas que a maioria das escolas de Enfermagem e não é por isso que quando os alunos destes cursos terminam têm uma remuneração inferior aos enfermeiros.

Face ao estado actual de desemprego maciço, estagnação da carreira e baixa remuneração muito me admira até que haja tantos alunos a concorrer a enfermagem: a miragem de realização profissional com a obtenção dum curso superior? Ou segunda opção para quem preferiria medicina e não teve média (um logro garanto-vos)?

A entrada maciça de alunos fracos não deve corresponder à saída maciça de enfermeiros fracos pois isso só significaria que o ensino de enfermagem é fraco e pouco exigente.

Sem um ensino exigente (infelizmente tais condições estão a ser violentadas desde o ensino primário  promovidas pelo facilitismo dos nossos governantes, em especial do PS: vide proibição de chumbos no ensino primário e secundário…) tanto um aluno que entre com 9.5 como 18.5 vão ser semelhantes no final do curso e permitiria ao aluno de 18.5 descansar e portanto não explanar ao máximo a capacidade suposta que teria e por outro lado permitiria a um aluno de 9.5 continuar na mediocridade e mesmo assim passar.

Enfermagem tem médias mais altas que a maioria dos cursos há vários anos, no entanto tal não correspondeu em equivalente valorização salarial, portanto não será por aí que isso vai ser diferente.

O que nos deveria questionar a todos é como é que alguém que entra com 9.5 e alguém com 17 conseguem terminar o mesmo curso , na mesma altura e com notas não muito díspares…

O que nos deveria questionar também é como é que o MCTES mantém tantas vagas abertas no ensino superior, nomeadamente em Enfermagem, sabendo de antemão que o mercado de trabalho não tem capacidade para absorvê-lo… Um sorvedouro de dinheiro gasto na formação (professores, manutenção das instituições, propinas dos alunos) que poderia ser capitalizado primariamente em criar empregos para eles.

E levar-nos-ia a questionar se a exigência do curso de Enfermagem não deveria ser maior como garante da qualidade de formação e posterior qualidade da saúde…





Anúncios

3 thoughts on “Ensino Superior de Enfermagem

  1. Penso que não será a melhor maneira de por em causa as competências de um enfermeiro por valores de nove ou dezoito. A competência está no cuidar e nunca me surpreenderá que qualquer aluno de nove tenha mais aptencia para ser um bom enfermeiro

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s