Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)?

Retirado de: http://www.a3es.pt/pt/

“A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) é uma fundação de direito
privado, dotada de personalidade jurídica e reconhecida como de utilidade pública, que foi
instituída pelo Estado, através do Decreto-Lei n.º 369/2007 de 5 de Novembro e que tem por
objectivo a promoção e a garantia da qualidade do ensino superior.
O regime de avaliação e acreditação a desenvolver pela A3ES é o constante da Lei n.º 38/2007,
de 16 de Agosto.

Retirado de: http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es

Os seus objectivos são:
O objectivo primordial da Agência é o de proporcionar a melhoria da qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos e garantir o cumprimento dos requisitos básicos do seu reconhecimento oficial.
Estes objectivos são prosseguidos, através da avaliação e da acreditação de instituições e ciclos de estudos de ensino superior e, por meio destas da promoção de uma cultura institucional interna de garantia da qualidade.
São, pois, objectivos da A3ES:

  • Desenvolver a avaliação da qualidade de desempenho das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos;
  • Concretizar os critérios de avaliação, de modo a obter a tradução dos seus resultados em apreciações qualitativas, bem como definir as consequências da avaliação efectuada para o funcionamento das instituições e dos seus ciclos de estudos;
  • Promover a acreditação de ciclos de estudos e instituições, tendo em vista a garantia de cumprimento dos requisitos legais do seu reconhecimento;
  • Promover a divulgação fundamentada à sociedade sobre a qualidade do desempenho das instituições de ensino superior;
  • Promover a internacionalização do processo de avaliação”

Retirado de:http://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/objectivos


Portanto é caso para perguntar… Que planeiam fazer quanto aos cursos de Enfermagem e restantes cursos sem saída profissional?


Que competências têm para avaliar a conformidade dos planos de estudo com a sua adequação à prática profissional?


Que poder têm para regular as vagas?


Que processos de avaliação têm em curso para avaliar ciclos de estudos de naturezas tão diferentes como Enfermagem e Direito ou Engenharia Mecânica e Geografia?


Como podem avaliar a adequação do plano de estudos de Enfermagem às exigências de qualidade em saúde, na adequação dos conteúdos formativos: vertente técnica da prestação dos cuidados?


Qual a interacção que terão com a Ordem dos Enfermeiros (essa sim a que deveria ter o poder formal de definir o plano de estudos em conformidade com a exigência e natureza formativa da profissão de Enfermagem…)? Meramente consultiva? Cooperante e interactiva( a minimamente aceitável desejada) ou simplesmente ditatorial (à Imagem do MCTES actual)?


Se não cumprir os seus objectivos seremos obrigados a pensar que está ao serviço de outros interesses e que não seria mais do que mais um instituto com não sei quantos directores e não sei quantos funcionários… Redundância não… Não numa altura em que devemos controlar a despesa e não aumenta-la

Evitar o desperdício é também :
– Formar menos mas com mais qualidade…
– Permitir que haja coesão social e não aumentar desmesuradamente o número de profissionais ( e não me refiro só a Enfermagem) que inexoravelmente irão parar ao desemprego.
– Investir o dinheiro que se poupa em formações inconsequentes e direccioná-lo para o mercado ajudando a criar emprego fomentando a procura desses mesmos profissionais através do investimento nas instituições e empresas.
-`Dar uma imagem de credibilidade ao criar um instituto de regulação que efectivamente funciona e não um posto para desempregados(políticos boys) de altos salários e competência nula.
– Criar as bases para um futuro sustentável composto por profissionais cultos, conscientes da cidadania e competentes…

É tudo isto e muito mais

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