Tipos de Enfermeiros…



Existem vários grupos heterogéneos dentro da Enfermagem, em relação à atitude perante o futuro da profissão e     o seu futuro individual.

Existe o Enganado, que não sabe que Enfermagem é diferente de Medicina e não Medicina de 2º ou aprendiz de… e não há forma de compreender que até pode saber o que é a bradicinina, tosse e um IECA mas nem se lembra de adequar a toma de vários fármacos hipotensores de modo que nem pensa em prevenir quedas mas sim em cumprir a indicação médica (IECA, betabloqueante, diurético, ARA II e Nitrato às 8 da manhã e “mai” nada) .

Existe o Negacionista, que diz não estar em Enfermagem muito mais tempo e que vai mudar de profissão em breve e que não leu uma única linha de informação desde que terminou o curso, aproveitando para saber tudo o que há para saber sobre tricot, Tupper Ware e bandas de hip-hop

Existe o Verborreico, que diz que gosta muito de Enfermagem, que adora os velhinhos e de cujas acções não se vislumbra nada disso, são mais caridosos do que a madre Teresa, mas que não conseguem colocar uma algália num utente em retenção urinária há 24 horas  porque o utente se queixa de dor à passagem da uretra prostática.

Existe o Teórico que domina completamente toda a problemática do burn-out, formulação do processo de enfermagem segundo Virginia Henderson; Transições de Meleis e que não sabe como colher sangue duma veia cubital mediana.

Existe o Voluntarioso que acorre a todas as situações e que quer apagar todos os fogos não conseguindo imprimir um traço de qualidade em nenhuma delas.

E Existe o Divorciado ( a espécie em maior expansão) que consegue reunir todas as piores características dos vários tipos acima descritos e ainda mais… Fala permanentemente mal da sua vida, tenta levar todos a desistir e não se cansa de dizer que quem se interessa é estúpido. O seu único propósito é levar ao fundo todos, porque não quer ir sozinho.
Não vive bem sem exprimir que isto da Enfermagem já deu o que tinha a dar, é fatalista, depressivo e preguiçoso. A mediocridade é o seu meio natural.

Como é óbvio isto é como a Astrologia, não nos podemos confinar em vários signos e grupos, não somos sempre iguais nem pensamos todos os dias da mesma forma… Mas por favor… Não oiçam os que estão em fases divorciadas e tentem juntar o melhor de todos os tipos.

Tentem ser enfermeiros :
Que juntam o melhor de todas as disciplinas do saber para engrandecer a sua própria sabedoriacas nomeadamente as mais técnicas;
Que descontrai e tem actividade fora da profissão (política, desporto, copos, etc);
Que é capaz de se abstrair de que vê o mais degradante que o ser Humano tem mas que não se habitua a isso e é capaz de ter genuina preocupação com uma gripe de um utente ansioso;
Que é capaz de conhecer epistemologia, ética e moral sendo um humanista, um político e não um indefectível apoiante da mais empedernida esquerda sindicalista;
Que é capaz de abnegar-se do seu bem estar pessoal para acorrer a grandes causas e por fim…
Que é capaz de não se levar sempre a sério mas pensando sempre que se não for eu a fazer pela minha vida mais ninguém o fará… Sejamos enfermeiros porque mais ninguém o será

Uma receita do Professor Karamba não resulta aqui, não existem mezinhas milagrosas para manter a motivação… Pensem acima de tudo no vosso orgulho e não dêem maus exemplos a vocês mesmos e acima de tudo aos vossos descendentes…

Os vossos pais não criaram desistentes e sorumbáticos assim como vocês também não querem filhos desses…

Anúncios

4 thoughts on “Tipos de Enfermeiros…

  1. Ó Mauro, gostei do teu momento de inspiração Mas há bem mais tipos, ora vejamos:* O Sonolento: aquele que trabalha em milhares de acumulações, depois chega ao trabalho e já nem a passagem de turno tem paciência para ouvir, quanto mais para trabalhar. A única coisa que pensa é mesmo quantas horas faltam para ir pra cama.* O Reivindicador: compulsivamente pouco resignado aos factos, passa a vida a dizer que muda o mundo mas em dias de greve troca para ficar de folga ou falta porque está doente.

  2. E que tipo de enfermeiro é aquele que vende a profissão dando formações com conteúdos da profissão a elementos que não são da profissão, a troco de interesses económicos, indo assim contra os principios deontológicos da mesma??Pois falta mais um tipo de enfermeiros…Os enfermeiros corruptos!É verdade que uma profissão tem que estar unidade e este tipo de situações acabam por sair à tona e dar uma imagem para o exterior de que existem fragilidades dentro do seio profissional mas há situações que têm que ser denunciadas para mantermos de uma forma sólida, coesa e imparcial, o grupo que salvaguarda a dignidade da profissão!!

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s