Recomendações a adoptar para motivar os profissionais de saúde



Citações retiradas do site do Conselho da União Europeia
1               “strengthen collaboration and exchange of good practice, including on the collection of high-quality and comparable data, to better support the development of Member States’ health workforce policies for the future, contributing to equal access to care for all, with particular attention to forecasting future health workforce needs and effective health workforce planning throughout the European Union;”

Benchmarking… Divulgação de boas práticas, elaboração das mesmas no ideal de “prática baseada na evidência”, Melhor saúde para as pessoas através do aumento da qualidade de formação e actuação dos profissionais…
2               “raise awareness of the importance of attractive working environments, working conditions and professional development opportunities in motivating the health workforce and guaranteeing the quality and safety of the care provided;”

Respeito pelos profissionais, gestão mais próxima da acção, acção e gestão na mesma frase…, reconhecimento da humanidade dos profissionais, da elevada dificuldade que é trabalhar na área da saúde, reconhecimento especial dessa dificuldade, integração de valores de qualidade e possibilidade de progressão baseadas no mérito nas carreiras dos profissionais… Ter carreiras a sério! 

3              ” stimulate training and education of the health workforce with the aim of further promoting the quality and safety of care and consider how to make best use of EU tools for financing this, without prejudice to the future Financial framework;”

Diminuir o desemprego a níveis incipientes pois a não prática e a não acção são mais perigosas em saúde do que em qualquer outro sector; 
Dar peso à investigação e à formação pós graduada na progressão na carreira.
Criar fundos para inovação e desenvolvimento dentro das instituições de saúde… Nem só de fármacos vive a saúde….
Segurança nos cuidados é dar oportunidade dos profissionais exercerem com qualidade…
Só dando poder aos profissionais, empoderando-os, tornando-os mais motivados e mais competentes é possível reformar a saúde… Os gestores apenas devem facilitar… Não sector nenhum da nossa sociedade com mais massa cinzenta que na Saúde e no entanto as reformas são tão mais difíceis quanto mais poder têm as instituições…
Mais do que palavras precisamos de acções que promovam uma reforma Bottom Up, de baixo para cima… A humanidade precisa de dar o salto e deixar de acreditar em Messias e em Salvadores… Estamos todos por nossa conta!
Nunca a sociedade portuguesa foi tão qualificada e paradoxalmente tão vazia de esperança…
Somos dirigidos por pessoas menos qualificadas do que os trabalhadores da base… O que todos queremos é que nos deixem trabalhar com qualidade!
Quais as forças de bloqueio que impedem que isto seja posto em prática?
Anúncios

4 thoughts on “Recomendações a adoptar para motivar os profissionais de saúde

  1. Talvez deva começar a ler livros de investigação em enfermagem e artigos cientificos na área de enfermagem! Talvez assim fique mais esclarecido… Mas se quiser navegar no mundo cientifico da enfermagem deixo-lhe aqui alguns links:http://www.icn.ch/http://www.infirmiers.com/http://www.nursingportuguesa.com/www.nursingcenter.comDe qualquer modo não sei até que ponto o anómimo tem conhecimento de causa sobre o que diz… Sim porque isto em Portugal o que há mais para ai são pessoas que gostam de opinar… por isso é que já a minha professora velhina dizi… a ignorância é atrevida!

  2. "Somos dirigidos por pessoas menos qualificadas do que os trabalhadores da base". Onde está isto demonstrado? Onde estão os livros editados; onde estão os artigos na área da gestão publicados; onde estão as credenciais do leccionamento em escolas de prestigio? Mostrem lá o curriculum com apresentação de resultados.É preciso ser objectivo com o que se diz.

  3. Era realmente bom que estas recomendações fossem adoptadas pelo Governo Português! Eu trabalhei na Suiça onde o Enfermeiro è muito respeitado pelo doente e Sociedade em geral. Em termos de equipe multidisciplinar o Enfermeiro tem um papel preponderate e a sua opinião enquanto profissional é tido em conta na decisão terapêutica. Há uma boa carreira de Enfermagem. As pos-graduações e estudos pós lincenciatura (especialização, etc) são pagos pela entidade empregadora, após entrada por concurso. Há carreira para os especialistas…Aqui tiraram-nos simplesmente tudo! Horas de qualidade nem vê-las… 25% e com muita sorte…Depois deparo me com a estupida, peço desculpa pelo termo, mas não encontro melhor, mentalidade que o enfermeiro é acéfalo e não tem conhecimentos cientificos…entâo devem subjugar-se ao que o médico diz! Enfim… felizmente sei que não acontece em todos os serviços do Pais, mas infelizmente acontece no meu, com muita tristeza minha… talvez sinta mais que os outros, pois contactei com uma realidade a mil anos luz desta!Espero que venham tempos de mudança…mas para melhor

  4. Era realmente bom que estas recomendações fossem adoptadas pelo Governo Português! Eu trabalhei na Suiça onde o Enfermeiro è muito respeitado pelo doente e Sociedade em geral. Em termos de equipe multidisciplinar o Enfermeiro tem um papel preponderate e a sua opinião enquanto profissional é tido em conta na decisão terapêutica. Há uma boa carreira de Enfermagem. Has pos-graduações e estudos pós lincenciatura (especialização, etc) são pagos pela entidade empregadora, após entrada por concurso. Há carreira para os especialistas…Aqui tiraram-nos simplesmente tudo! Horas de qualidade nem vê-las… 25% e com muita sorte…Depois deparo me com a estupida, peço desculpa pelo termo, mas não encontro melhor, mentalidade que o enfermeiro é acéfalo e não tem conhecimentos cientificos…entâo devem subjugar-se ao que o médico diz! Enfim… felizmente sei que não acontece em todos os serviços do Pais, mas infelizmente acontece no meu, com muita tristeza minha… pois talvez sinta mais que os outros, pois contactei com uma realidade a mil anos luz desta!Espero que venham tempos de mudança…mas para melhor

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s