Conciliar discursos com a realidade

Como é que se conciliam discursos de necessidade de mão de obra qualificada no país e depois existem tantos licenciados no desemprego?

Pode argumentar-se que seria incoerente não reconhecer (o óbvio) que de facto a população é pouco qualificada e nada fazer para promover essa qualificação (oferta abundante de vagas e cursos no ensino superior).

Mas por outro lado… não é incoerente também formar mão de obra qualificada sabendo à partida que esta não terá emprego ( em larga escala)?

O que fica mais caro? Gastar inutilmente dinheiro na formação de milhares de jovens(ver quanto custa a formação de um aluno do ensino superior) para profissões que nunca vão exercer ou exercem após anos de angústia pessoal e social? Ou a falta de poder argumentativo para melhores condições de trabalho faz a diferença no orçamento final?

Qual o destino final? A escravatura? Será que um Escravo fica mais caro do que o conceito actual de assalariado? Um escravo custaria ao seu “senhor” o valor em comida, habitação, etc etc… e um assalariado actual terá dinheiro para isso tudo?



Adaptando para a realidade da Enfermagem: Como conciliar o discurso de que faltam enfermeiros nas instituições e ao mesmo tempo não condenar as condições que levam ao desemprego (excesso de oferta formativa face à procura no mercado)?


É Possível conciliar ou não?


É este o grande desafio: ser politicamente correcto ou ser efectivamente correcto…

Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s