O que ficou por perguntar

O tempo era escasso e o atraso irremediável, ficam aqui no entanto algumas das perguntas que poderiam ter sido feitas…

1.      Que outros contributos adicioniais podem acrescentar os sistemas de informação em saúde, na redução do erro, ou por assim dizer , que levem a uma maior segurança nos cuidados, por exemplo através da incorporação de sistemas de apoio à decisão, como modo de garantir a aplicação do melhor conhecimento na prestação de cuidados?

Relembrando “On average, patients receive only about 55 percent of those services from which they would likely have benefited.”

Deve ser útil, ou até de carácter obrigatório a certificação dos aplicativos informáticos de suporte aos Sistemas de Informação, de acordo com requisitos de interoperabilidade, técnica e semântica, com standards nacionais, EU (Ex: RSE) e internacionais (Ex: ISO, HL7)?

Seria relevante, à imagem da avaliação crítica dos ensaios clínicos ou outros estudos de investigação, tal procedimento em relação aos diversos programas em uso ou potencialmente em uso? Quanto à relação custo/benefício? Efeito produzido na mudança de comportamentos? Qualidade dos dados?

Em relação à gestão da mudança. Entraves à sua implementação? Como acolhem os diferentes actores esta solução de reorganização do sistema de saúde? Numa perspectiva de benchmarking que experiências poderemos aproveitar na implementação de um qualquer sistema de informação da experiência do projecto Diraya?

De que modo a crise pode hipotecar o investimento nesta área, nomeadamente o RSE? Continuará este a ser algo inadiável? Que entidades estão neste momento envolvidas na sua prossecução?

Quanto à harmonização do quadro jurídico, em que medida serão elaboradas as alterações legislativas de modo a respeitar a protecção de dados e o acesso tanto da parte de utentes como outros profissionais de saúde? 
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s