O fim da História

Para aqueles menos familiarizados com esta teoria deixo aqui um excerto da sua definição na Wikipedia:

É uma teoria iniciada no séc XIX por Hegel e posteriormente retomada, no último quarto do século XX por Fukuyama, no contexto da crise da histotiografia e das Ciências Sociais no geral .
Essa teoria sustenta, como o nome sugere, o fim dos processos históricos caracterizados como processos de mudança. Para Hegel isso iria acontecer no momento em que a Humanidade atingisse o equilíbrio, representado, de acordo com ele, pela ascensão do liberalismo e da igualdade jurídica, mas com prazo indeterminado para ocorrer.
Cá pelos nossos lados , à semelhança da queda do muro de Berlim, encarou-se a criação da OE como o fim da História da Enfermagem… Assim como outros conceitos como a reforma dos cuidados de saúde, a existência de planos nacionais de saúde ou a emergência dos processos de acreditação e certificação de qualidade em saúde…
Nada mais errado, à semelhança das conclusões tiradas por este autor (Fukuyama), poderia ser concluído por este evento.
Por isso só me apetece dizer: A história não tem fim. Quando julgamos que conceitos como qualidade na saúde, certificação, desenvolvimento profissional, segurança dos cuidados entre outros, são dados mais do que adquiridos, estamos simplesmente a dar oportunidade a que conceitos menos nobres floresçam… 
Julgo estarmos num retrocesso em todo o processo de humanização da assistência em saúde… Afinal a organização e o dinheiro (ou a falta ilusória dele) manda mais do que o objectivo final: a melhor saúde…
Em que mundo nos estamos a transformar?
Anúncios

One thought on “O fim da História

  1. Saude 24 horasLivro “Saude 24 horas” – guia de saúde para todos com soluções e dicas para mais de 100 problemas de saúde, Gripe, constipações, febre, tosse, garganta inflamada, colesterol, tiróide, diarreia, obstipação, queimaduras, bebés, grávidas, contracepção, menstruação, disfunção, entre outros. Plataforma de apoio http://www.saude24horas.net. Deplanobooks editora.Saude24.net agora em livro, livro Saude 24 horas, de Carlos Edgar

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s