1- Todos os profissionais são avaliados, segundo uma grelha própria, adequada às suas competências e responsabilidades, desde o presidente do Conselho de Administração ao assistente operacional, internamente e externamente.
2- A produtividade é um factor a ter em conta na remuneração de todos os actores na saúde, salvaguardando quer o interesse individual quer colectivo e definindo objectivos virados para os ganhos em saúde e não para a produção de actos.
3- Todos os prestadores de cuidados, em qualquer ponto do sistema de saúde, acedemr à informação relativa ao utente, família ou comunidade, de acordo com o nível de privilégio e adequação garantidos.
4 – É fornecido apoio à decisão em todo o ponto de prestação de cuidados, quer na escolha da melhor instituição de saúde para receber o utente, quer na prescrição de fármacos, ajudas técnicas ou qualquer cuidado de saúde.
5 – Os recursos humanos(número) são calculados com base na carga de trabalho de forma a garantir a segurança do doente e do profissional.
6 – Os recursos humanos (número) são calculados de acordo com as necessidade de saúde actuais e planeados para atender às futuras (curto, médio e longo prazo).
7 – O ensino é regulado conjuntamente pelas associações de profissionais, comunidade científica e tutela, de forma a garantir número adequado de profissionais para que estes não estejam massivamente no desemprego nem insuficientes de forma a evitar a captura do interesse geral por nenhum grupo em particular, assim como na adequação das competências de cada profissional de acordo com as necessidades actuais e futuras dos utentes
8 – Todas as instituições de saúde e tutela são avaliadas externamente.
9 – As associações de utentes fazem parte dos conselhos de administração das instituições de saúde.
10 – As instituições, profissionais, utentes e todos os demais actores são responsabilizados pelas suas actuações e todos eles têm uma atitude de pro-actividade, inovação e melhoria da qualidade contínua
10 "Coisas" que já deveriam ser possíveis actualmente
Anúncios