Ter consciência

Na senda desta notícia (link) a Ministra Ana Jorge dá razão ao enfº José Azevedo que apregoa o mesmo há anos (vide site do SE) . É mais fácil ter acesso a um medicamento caro, a uma consulta médica que muitas das vezes é apenas para renovar uma receita do que a uma sessão de educação a um familiar que quer aprender a alimentar um doente que necessite de alimentação por uma sonda nasogástrica e assim evita várias idas à Urgência ou a uma consulta. O que fica mais barato? Obviamente que o familiar o saiba fazer correctamente.
Chama-se a isso potenciar a autonomia e a capacitação dos cidadãos.

Os enfermeiros têm de tomar consciência que , neste novo mundo em que se repensa cada euro gasto e que cada euro poupado já é pouco, os cuidados providenciados por estes e que visam a autonomia do cidadão assim como uma saúde mais barata e mais eficaz são o futuro e a única solução sustentável. A era de cada medicamento uma doença e que tudo se resolve com medicamentos… terá os dias contados.

Saibamos usar as competências que já possuímos, saibamos reposicionar-mo-nos a nível das nossas instituições e saibamos modelar a nossa formação para que abarquemos as diferentes áreas do conhecimento e da aplicabilidade da enfermagem para que a Enfermagem e a prática dos enfermeiros sejam a mesma coisa.

Enfermeiros enquanto profissionais… saibamos ter a ginástica mental necessária para encaixar que o que nos define é o que fazemos, o que pretendemos fazer e não só o que nos dizem que façamos…

A Saúde , nestes tempos muito precários, depende disto.

Anúncios

2 thoughts on “Ter consciência

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s