Reacções à nomeação do novo Ministro da Saúde

«João Cordeiro, presidente da Associação Nacional de Farmácias: “É um homem [Paulo Macedo] de rigor, que já enfrentou desafios que muitos consideravam impossíveis de vencer. “Tenho uma expectativa muito positiva”.

José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos: “A Ordem gostaria que fosse um médico a presidir à pasta da saúde. Mas não conhecendo pessoalmente, tenho a imagem de uma pessoa exigente, rigorosa, inovadora e dialogante”.

Maria Augusta Sousa, bastonária da Ordem dos Enfermeiros: “Estou convicta de que assumirá, no quadro dos grandes desafios para a saúde, a garantia de que os cuidados de saúde têm que ser dados com qualidade e que não pode haver cortes cegos, porque na saúde quando há cortes cegos significa que sai mais caro mais tarde”.

Guadalupe Simões, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros: “Espero que possa haver uma maior eficácia e eficiência no que diz respeito ao SNS, sendo certo que tudo o que for retirado do SNS para potenciar grupos económicos da área da saúde, nós estaremos contra”.

Pedro Lopes, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares: “A minha ideia é que é um homem [Paulo Macedo] com características de rigor e competência, foi o que mostrou na direcção-geral dos impostos, mas é um homem financeiro, não é um homem da área da saúde. Vamos ver o que podemos esperar”.

António Arnault, autor da lei que criou o Serviço Nacional de Saúde: “Porque se escolheu uma pessoa com este perfil? Porque se quer dar à gestão do Ministério um pendor mais económico, o que não é mau em si”.»

In: Jornal “Público”

Da minha parte, devo admitir que desconheço o perfil e o percurso profissional do Sr. Paulo Macedo, na integra. Penso que, não é coerente desde já fazer qualquer tipo de apreciações, ao que poderá ocorrer de futuro, mas sou convicto que desde já devemos estabelecer posições tanto como classe profissional, como defensores da correta aplicação das leis de bases do SNS e existência de desenvolvimento/justiça em algumas matérias, já discutidas desde há muito.

Por um lado, em matéria de gestão é inerente o seu potencial e o facto de não ser um profissional da área da saúde gera confiança, para acreditarmos em maior “justiça” na aplicação das reformas. Por outro, o facto de não ser profissional de saúde, leva-nos a questionar se será capaz de “compreender” e “defender” a estruturas bases do SNS, muita das vezes em detrimento dos números.

Não me surpreendem as primeiras impressões dadas pelos bastonários, considero pois, redutora a capacidade de intervenção da “nossa” Bastonária, em prol da classe e do SNS.

Anúncios

One thought on “Reacções à nomeação do novo Ministro da Saúde

  1. Visto que temos um ministro da saúde que não é médico, é altura para a ordem dos enfermeiros e os sindicatos se juntarem na mesma mesa e reflectirem sobre a "merda" da carreira de enfermagem que foi aprovada pela catequista da Ana Jorge. Tentamos imitar os professores em tudo e ainda não se aperceberam que eles têm uma carreira única, com uma única categoria, não são burros como os enfermeiros. O sindicato achou de colocar uma segunda categoria "merda de enfermeiro principal", fazendo diferença entre contratados e efectivos!!Por favor vamos já negociar a nossa carreira e tirar desta o enfermeiro principal cujas funções não se adaptam a nossa realidade. A ordem defende enfermeiro prestador de cuidados, enfermeiro especialista e enfermeiro gestor, então vamos defender estes títulos. Nós só conseguimos avançar com a negociação se estivermos todos unidos, escolas, ordem e sindicatos, como fizeram os professores e os médicos que conseguiram fazer uma boa negociação das respectivas carreiras. Vamos criar uma carreira única tanto para enfermeiros contratados como efectivos como fizeram os professores e os médicos. Vamos à luta!!!

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s