O novo ministro da Educação e Ensino Superior

Anteriormente a Educação estava dividida entre o Ministério da Educação, inicialmente com Maria Lurdes Rodrigues e depois Isabel Alçada, e o Ministério da Ciência e Ensino Superior com Mariano Gago e agora vai ser unificada, a meu ver uma decisão acertada pela não fragmentação das diversas políticas acerca do ensino assim como uma garantira de ter o mesmo paradigma e políticas transversais ao sistema de ensino.

O novo ministro, Nuno Crato é um “homem da matemática” e um crítico do facilitismo do ensino actual que pretende impor um patamar de exigência e maior integração do ensino com os meios profissionais.
Será com ele que doravante tudo o que diga respeito à formação pré-graduada e pós graduada de Enfermagem, Saúde e todas as outras, que as entidades que representam enfermeiros terão de negociar.
Veremos que ideias tem acerca:
–  Da desadequação da oferta de vagas e cursos relativamente à real contratação dos formados.
– Que ideal de formação virada para o desenvolvimento profissional preconiza para os Enfermeiros.
– Que articulação terá com a A3ES nomeadamente na vinculação aos pareceres desta.
– Que relação terá com as Ordens profissionais, nomeadamente a dos Enfermeiros e se dará ouvidos, ou seja, se não será autista, relativamente a pareceres acerca de planos estratégicos de Ensino, como este.
– Sobre a necessidade de virar o ensino para a sua utilidade social e não própria e exclusivamente para engrandecimento científico vazio.
– Sobre financiamento das entidades de ensino superior  e sua relevância para validar estratégias de crescimento profissional e não como manutenção do status quo das próprias instituições: Uma visão virada para a educação( resultados) e não para o próprio sistema (estrutura e processos).
Em suma: Um nome de que os enfermeiros terão de lembrar, recordar e trazer à baila para discutir o futuro do Ensino e da Profissão. 
O meu comentário: Que ponha em prática aquilo que defendia antes de ser ministro.
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s