A Politica da Venda de Medicamentos

Recentemente saiu uma notícia no Diário de Noticias que informava que no ano transacto foram gastos mais de 3 mil milhões de euros nas Farmácias portuguesas, segundo fonte do Instituto da farmácia e do Medicamento. Paralelamente a esta situação o mesmo jornal transmitia que Portugal pagou em Badajoz dois milhões de euros por realização de partos.

Questiono, para quando uma visão politica que aplique a verdadeira importância da prevenção primária, no contexto dos cuidados de saúde. Ou seja, em palavras simples, para quando um investimento na prevenção da doença e não só no tratamento da doença. Verificamos que na grande maioria da população adulta/idosa existem doenças cardiovasculares, pneumonares, renais, …

Para os Enfermeiros, penso que é claro que a prevenção iria gerar ganhos elevadíssimos se fosse aplicada de forma continua, planeada, com objectivos, seguindo a análise de indicadores/resultados,… Porque não sermos claros perante a comunicação social e se fazer estudos neste sentido. Aquilo que se observa, é que vivemos perante a necessidade da grande maioria da população tomar medicação (e serem polimedicados) e é claro que existe muitas pessoas que ganham com isso, mas nem o estado, nem a população ganha. Quando observo que amanha o Tema do programa de televisão “Prós e Contras” será o Estado da saúde em Portugal, penso que da parte dos representantes da OE (que estarão presentes), muita coisa se poderia esperar e seria importante darem uma achega nestes contextos.

Por outro lado, o facto de termos de pagar em Badajoz para serem realizados os partos lá, demonstra que continuamente, não investimos no nosso país e que algo vai mal…

Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s