Rentabilizar o Tempo – Desenvolvimento/Inovação Tecnológica

O Jornal de Noticias realizou uma reportagem sobre a aplicação de uma nova tecnologia para transmissão de dados e navegação, nas Ambulâncias, VMER e Helis do INEM.

A partir do momento que se usa tecnologia, associada a inovação para se poder melhorar aspectos que neste contexto atrasam a actuação da equipa de saúde, é evidente que se obtêm grandes ganhos.

A meu ver, a tecnologia associada a transmissão/registo de informações é parte integrante do futuro. Penso que no INEM facilmente se concluiu que se geram ganhos com a aplicação da tecnologia, algo que falta em muitas instituições de saúde.

Perante isto, reflicto sobre quanto tempo se gasta a escrever as informações (muitas vezes repetidas), quanto papel se gasta para se escreverem as informações, quanto espaço se precisa para se guardar os processos e outros documentos, existem folhas com parâmetros a serem preenchidos em que se torna difícil conseguir obter precisão (ex: folha de sinais vitais), quantos materiais se gastam para se escreverem/realizarem as informações (canetas várias cores, papel, marcadores, álcool, dossiers, separadores, etiquetas, ….), quanto tempo se perde a escrever por exemplo informações no processo e posteriormente a replicá-las para um programa informático, quanto tempo se perde a se realizarem folhas de cardex da medicação e muitas das vezes a se repetirem as mesmas (há instituições que têm este aspecto informatizado, mas atrevo-me a dizer que nem 1/3 serão)… Quanto tempo poderia ser ganho para se investir no que mais importa, que é o utente (e ao mesmo tempo” aperfeiçoar-se” o registo das informações).

Sei que a questão abordada choca com a necessidade de serem realizados grandes investimentos (tanto na aquisição, como na manutenção) por parte do “estado”, mas será que não haveriam formas de diminuir o mesmo? Por exemplo, a aposta em bolsas de investigação, que investissem em projectos que demonstrassem viabilidade no futuro (eu sei que elas já existem, mas poder-se-ia apostar mais neste campo).

Sou pessoa que acredito que no futuro, em vez de bolsas para as canetas e afins teremos um dispositivo que registe no próprio momento, no processo dos doentes, as intervenções realizadas, que me permita pedir ajuda a um colega, transmitir alguma informação a outro profissional de saúde, …. (exemplo)

Anúncios

2 thoughts on “Rentabilizar o Tempo – Desenvolvimento/Inovação Tecnológica

  1. Pois as vezes demora muito a chegar, mas o facto é que ele está a chegar! E cada vez mais, o outro dia encontrei um site (www.consultaclick.com) para marcar online. E marquei uma consulta médica online, está tudo cada vez mais na internet, nas novas tecnologias.Vai tornar-se algo indispensável, acredite.

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s