Evolução Procura-se no SNS



Como já deve ser do conhecimento da maioria dos colegas, o Sr. Ministro Paulo Macedo recentemente decidiu criar um grupo de trabalho para estudar possíveis alterações “ao modelo de financiamento dos hospitais” e “identificar medidas de redução de custos de curto prazo com impacto nos exercícios dos hospitais no ano de 2012 e seguintes”.

Ora alguns dos intervenientes:

José António Mendes Ribeiro (ex-presidente da Unidade de Missão dos Hospitais SA – Economista)

Rui Ivo – Faracêutico – director executivo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma)

Jorge Varanda (jurista e administrador hospitalar)

José Carlos Caiado (economista)

José Martins Nunes (médico anestesista)

Jorge Penedo (médico)

Agostinho Barreto (farmacêutico e administrador hospitalar)

Face aos enfermeiros, segundo a OE: “Acresce que, de há longa data, pertencem aos Conselhos de Administração e, bem assim, às direcções de Departamento e chefias de Serviço. Desperdiçar este capital de conhecimento e competências “fere de morte” o estudo que agora se quer levar a cabo.”

Medidas propostas pela OE, até agora ignoradas pelo Ministério da Saúde:

“…melhoria das taxas de ocupação hospitalares, a utilização plena dos Blocos Operatórios, a escolha criteriosa dos materiais clínicos no ajuste do custo/eficácia, a adopção de sistemas de informação interoperáveis e a entrada em funcionamento do Registo de Saúde Electrónico.”

A par de outras classes profissionais, os enfermeiros são a pedra basilar dos cuidados de saúde e existem enfermeiros, que sabem com toda a certeza, a maioria dos custos que o SNS comporta diariamente e de que forma se geram. Num momento em que o pais se encontra numa instabilidade financeira profunda, não é inteligente da parte do ministério da saúde organizar um grupo para estudar alterações, sem no mesmo se encontrarem enfermeiros. Isto demonstra a descredibilização, a falta de visão estratégica e capacidade politica existente no nosso país (área da saúde). A meu ver era importante que a sociedade compreendesse este tipo de ideias (para se opor às mesmas), pois desta forma não EVOLUÍMOS.

Algo que a meu ver é um facto, é que o Enfermeiro tem como prioridade o doente e defender os Direitos Constitucionais que o mesmo tem, mas que alguns políticos, certamente continuarão a desvalorizar em prol de números.

Que fique salvaguardado, que considero que estas pessoas nomeadas, têm grande experiência e capacidade na área em questão, mas os objectivos a que o grupo se propõem perdem muito por não terem integrado enfermeiros na sua constituição.

Anúncios

2 thoughts on “Evolução Procura-se no SNS

  1. GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NO CENTRO HOSPITALAR DE TRAS OS MONSTES E ALTO DOURO APARTIR DO DIA 23 DE SETEMBRO. PELO PAGAMENTO DOS SUPLEMENTOS REMUNENATORIOS DE FORMA IGUAL PARA TODOS OS ENFERMEIROS.GREVE DECRETADA PELO SINDICATO DOS ENFERMEIROS (SE). ESTEJAM ATENTOS AO SITE DO SE APARTIR DE 12 DE SETEMBRO.

  2. O ministro da saúde disse que 1,7 milhões de portugueses não tem médico de familia! Será que a maioria desses utentes que estão inscritos nos centros de saúde querem mesmo médico de famíla? A maior parte dos utentes que querem médico de família são os doente crónicos, as crianças e as grávidas pobres porque a classe média e rica prefere o pediatra e o obstreta/ginecologista. Por acaso acha que um adulto saudável quer médico de familia? Eles quando recorrem ao Centro de Saude vão para actualizar as vacinas ou quando necessitam de algum tratamento de enfermagem. Por acaso já foram efectuadas as taxas de frequencia anual destes adultos nas consultas médicas? Sabia que quando acontece alguma situação urgente a estes utentes eles procuram é o serviço de urgência e não o médico de família. Caso tenham dúvidas consultem as estatisticas dos centros de saúde e identifiquem quem são os funcionários que estão mais em falta para a população!!!!

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s