Prevenir… é inútil?

Uma coisa que sempre me assaltou o pensamento foi…

Falamos muitas vezes em prevenção e que é o melhor remédio .Que o nosso sistema de saúde seria bem melhor se fizemos mais prevenção primária e que idealmente o sistema de saúde seria mais sustentável se fizéssemos isso… Mas se não morrermos de complicações de doenças como HTA, diabetes, cancro, etc etc etc… vamos morrer do quê? Estaríamos a prevenir-nos destas mas… que outras surgiriam? Não se manteria o mesmo problema de sustentabilidade do sistema de saúde apenas adiando o problema 10 ou 20 anos?
Por isso… Servirá de alguma coisa apostar em prevenção? Ou o ser humano apenas quer prevenir para viver mais anos? Mas nesse caso não seria mais interessante em vez de viver mais anos (mas doente) viver melhor?
Se calhar deveríamos era dizer às pessoas:  Viva melhor, não pense em viver tanto(porque não vai conseguir aproveitar) e acima de tudo não se preocupe… vai morrer de qualquer maneira pelo que fique descansado.
PS: Coisas que nos apetece escrever a horas estranhas
Anúncios

7 thoughts on “Prevenir… é inútil?

  1. Caro Mauro_G,apague porque este post é pateta. Este post não está de acordo com tudo o que já tinha publicado neste blog, que parece sério.Não se trata de viver mais, trata-se de viver com mais qualidade e mais barato para todos.Vou dar-lhe um exemplo: um idoso com insuficiência cardíaca, se for seguido numa consulta de enfermagem, com toda a certeza ao menor sinal de descompensação da doença, este será encaminhado de imediato para o profissional adequado a intervir e solucionar o problema. Se não houver prevenção, este idoso será trazido ao serviço de urgência pela sua família, num estado de evolução da sua doença que o obrigará a ficar internado, eventualmente nos cuidados intensivos e até poderá morrer após semanas de sofrimento e de cuidados muito caros

  2. O ultimo comentário foi o culminar daquilo que acabaria por ser um poste infeliz. Você é enfermeiro ou médico? E não me atrevo a perguntar se você é humano… Porque acho que por mais comportamento desviantes que o ser humano tenha não acredito que pense em ter um cancro aos 30 anos em vez de ter aos 50 ou 60! Ou ter que amputar uma perna aos 40 em vez de morrer aos 70 sem as amputar, isto falando das repercussões de uma Diabetes mal controlada por exemplo…E já agora você tinha acabado de acordar ou estava prestes a deitar-se quando postou?Enfim!

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s