É possível ter um SNS mais barato e com mais qualidade?

É!

Alguém aqui acredita que o SNS, em todos os seus serviços está a funcionar na máxima capacidade?
Alguém aqui acredita que não se desperdiça em recursos materiais e humanos?
Alguém aqui acredita que não se gastam demasiados medicamentos e meios complementares de diagnóstico?
Alguém aqui acredita que as competências dos profissionais actuais estão esgotadas?
Alguém aqui acredita que os utentes estão de facto satisfeitos com o SNS?
Alguém aqui acredita que 1/4 de quem vive do SNS não faz falta e outro 1/4 está em falta?
Alguém aqui acredita que metade do SNS existe para se manter a ele mesmo?
Alguém aqui acredita que só com sistema privado a vocação (ainda que pouca) para manter a despesa do cidadão individualmente no SNS, não seria substituída pelo voraz apetite pelo consumo de actos e mais despesa?
Quando por vezes nos perguntamos porque não se aplica o sistema privado como forma de garantir a qualidade há que ter em conta que sendo virado para o lucro, numa área em que a confiança no profissional prestador de cuidados é o maior factor de impacto na saúde (maior adesão à terapêutica, maior satisfação, menor desconfiança face aos cuidados), face a qualquer outro sector da sociedade, o potencial de abuso de confiança, face ao cliente, seria incomensurável. Se querem que os profissionais sejam extremamente ricos e os cidadãos “estoirem” metade do seu orçamento familiar em despesas com a saúde… Privatizem tudo… Adoraria influenciar todos os meus utentes e aterrorizá-los com medos de doenças e tudo mais… era vê-los a comprar tudo e mais alguma coisa…
Por isso… o equilíbrio, o meio termo é o desejável… Proponham um sistema de gestão orientado por objectivos de indicadores de saúde e não de produção e nesse dia o sistema de saúde será mais barato e melhor…
Enquanto uns tiverem todo o potencial para induzir despesa, outros não terem qualquer incentivo para poupar recursos e outros continuarem a fazer o trabalho invisível que ainda vai segurando as pontas… Vamos definhando… porque os bons transformam-se e maus por falta de incentivos e os excelentes são cada vez menos…
Não façam da Saúde um campo de escravatura para muitos dos profissionais em troco duma Saúde supostamente gratuita mas também não façam disto um campo de mercenários para áreas da Saúde tendenciosamente favorecidas: Vide diferenças de incentivos em diversas actividades e áreas do SNS…
Como fazer isto?
Anúncios

One thought on “É possível ter um SNS mais barato e com mais qualidade?

  1. Colega Mauro, esta frase "escravatura para muitos dos profissionais em troco duma Saúde supostamente gratuita" dá pano para mangas, se a formos abordar. Quando se debate com clareza e profundidade, seja onde for, o "estado da saúde em Portugal, seria imperioso "abordar-la"… E a meu ver é um dos aspectos que devia ser alvo de exposição mais exaustiva na comunicação social. Mas uma exposição objectiva… Quando se fala em horas extraordinárias, havia de ser bem explicito de onde advêm as mesmas e as soluções geradas para as evitarem. Questionar o Sr. Ministro, se temos cuidados a prestar que exigem no mínimo 10 horas de trabalho e os mesmos têm de ser realizados no nosso turno e não os podemos passar aos colegas como fazemos para os mesmos serem realizados em 8 ou 7 horas? Que soluções nos são apresentadas e impostas?! Não deveriam ser só os utentes, familiares e profissionais de saúde muitas vezes a observar/compreender este aspecto, a sociedade havia de estar a par… Porque o futuro do acesso aos cuidados de saúde dos portugueses irá ser comprometido, neste caminho que caminhamos…

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s