O que "pensa" a Candidatura Enfermagem Primeiro (Germano Couto) dos problemas dos enfermeiros?





Está a decorrer no site Enfermagem Primeiro uma série de perguntas e respostas acerca do posicionamento da candidatura face aos problemas da Enfermagem.


Não deixem de acompanhar já que ao longo dos dias serão publicadas novas perguntas e respostas.

Até ao momento estão publicadas as seguintes, com alguns excertos: 

Qual é a opinião acerca das relações pouco claras entre a Ordem dos Enfermeiros e os Partidos políticos, Instituições de ensino e os Sindicatos?


A valorização da profissão implica uma estratégia complexa na medida em que é necessário atender a múltiplas variáveis e determinantes. No entanto, nós temos um caminho escolhido, que passa por:
(…)

  •  Promover junto das administrações das instituições a contratualização de cuidados de enfermagem; 
  • Desenvolver indicadores de saúde sensíveis a cuidados de enfermagem. 

(…)

– O que vão fazer pela autonomia da profissão de Enfermagem?


(…)
“Actividades como o tratamento de feridas, a gestão da doença crónica, a prescrição de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) / ajudas técnicas / medicamentos / tratamentos, o acompanhamento integral da gravidez normal, o reforço das consultas de enfermagem, a realização de psicoterapia, entre outros terão o total apoio da Ordem dos Enfermeiros.”

– Como pensam valorizar a profissão a nível económico, social e político?


“Do ponto de vista político a nossa Lista de Candidatura é plural, englobando colegas de todas as sensibilidades políticas ao nível de todos os órgãos. Não haverá dúvidas quanto a conflitos de interesse, na medida em que pautaremos a nossa actuação pela transparência, inclusão e prestação de contas.”
(…)
“Pretendemos ainda, instituir mecanismos de participação democrática e directa dos enfermeiros na tomada de decisões estratégicas – tornou-se claro que as assembleias gerais são meros mecanismos formais no que respeita à participação democrática dentro da Ordem dos Enfermeiros.”
(…)


– Qual a opinião acerca das actividades formativas da Ordem, nomeadamente congressos e seminários que organiza?
(…)
“Durante 10 anos investiu-se quase exclusivamente em formação na área da ética e deontologia.”
(…)
“A Ordem dos Enfermeiros, enquanto regulador do exercício profissional e responsável pela definição de boas práticas deve direccionar os recursos na área da formação também para a área técnica.”




Podem consultar o programa de acção na íntegra, assim como o texto completo referente a esta secção de Perguntas e respostas no Site Enfermagem Primeiro






PS: Não se deixem iludir por propostas fáceis ou ausentes, lembrem-se que mais do que eleições está em disputa a responsabilidade da Ordem, dos Enfermeiros e o futuro da Enfermagem que não se compadecerá com amadorismos, demagogia ou inércia…

Anúncios

One thought on “O que "pensa" a Candidatura Enfermagem Primeiro (Germano Couto) dos problemas dos enfermeiros?

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s