Eleições para a Ordem dos Enfermeiros: Informações úteis


As várias listas: poderá consultar a revista da OE sobre o assunto que, esperava eu, chegasse a casa dos membros antes do início da votação… Clique aqui 

Quem pode votar?

De acordo com o que estabelece o Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, no nº 2 do Art.º 39:
«São eleitores e podem ser eleitos para os órgãos da Ordem os enfermeiros membros efectivos com inscrição em vigor, que não se encontrem em qualquer situação de impedimento».
Entende-se por situação de impedimento quem esteja com a inscrição suspensa ou cancelada ou por falecimento.
Assim sendo, todos os restantes membros podem votar, mesmo que não tenham as quotas em dia.
Como votar?
Presencialmente: neste acto eleitoral apenas na sede de cada secção regional. 

Por correspondência: 


1- Até 15 dias, úteis, antes da data fixada para a realização das eleições será enviado a 
cada eleitor uma carta explicativa sobre o processo eleitoral, um exemplar de cada 

uma das listas concorrentes, boletins de voto e dois sobrescritos destinados à 
votação por correspondência.  



2‐  Os dois sobrescritos destinados à votação por correspondência referidos no número a
nterior  consistem  num  sobrescrito  de  Resposta  Sem  Franquia  (RSF)  e  num 

sobrescrito de cor branca sem qualquer tipo de inscrição. 


3‐  O sobrescrito RSF terá impresso no seu anverso o número de membro efectivo do eleitor, a referência da secção regional na qual se encontra inscrito, um código de leitura sob a forma de barras, a indicação do Presidente da mesa regional como destinatário e o endereço da secção regional correspondente. 

4‐  Só serão aceites os votos por correspondência que sejam remetidos nos sobrescritos referidos nos dois números anteriores. 

5‐  Os boletins de voto são identificados de forma diferente e notória, consoante se destinem  aos  órgãos  nacionais,  aos  órgãos  regionais  e  aos  Colégios  das Especialidades. 

6‐  Os boletins de voto, dobrados em quatro, com a face impressa para dentro, devem ser introduzidos no sobrescrito de cor branca sem qualquer inscrição, sendo este sobrescrito seguidamente fechado e introduzido no sobrescrito RSF juntamente com a fotocópia da cédula profissional. 

7‐  A fotocópia da cédula profissional do eleitor votante é obrigatoriamente e em exclusivo, introduzida no sobrescrito RSF endereçado ao presidente da mesa regional competente, a fim de se garantir a confidencialidade do voto. 
Algumas notas importantes:

Apenas são admitidos os votos por correspondência expedidos para os apartados postais referidos no número anterior e que sejam recebidos até às 20 horas da antevéspera do dia designado para a realização do acto eleitoral.




O meu comentário: Só há um voto possível para quem não quer continuar no caminho actual, é votar lista A, em todas as opções possíveis. 

– A única candidatura a todos os órgãos , tanto a nível nacional como regional.

– A única que apresenta um projecto credível e exequível, sem demagogia ou lirismos.

– A única capaz de ganhar à lista C ( a Continuidade com Manuel Oliveira , na linha e com o apoio da actual bastonária). 

Se  julgam impossível que ganhe pensem que há 4 anos também parecia impossível… e no entanto o único que a conseguir derrotar foi Germano Couto e a equipa que deu origem a esta candidatura Enfermagem Primeiro.

Dado que estas eleições não elegem representantes qualquer voto que não seja numa candidatura para vencer é um voto inútil e portanto aumenta a probabilidade de que a lista C ganhe (já tem uma base de apoio muito sedimentada). Qualquer outro voto é votar a favor da actual OE. Não há espaço para brincadeiras. 

São mais de 100 euros anuais e muita responsabilidade para nos abstermos ou votarmos inutilmente. Ser responsável e pensar no futuro também é votar . Mesmo que achemos que são todos iguais … não o são. 

Há sempre quem consiga fazer-nos mais Infelizes por isso já que não existe nenhuma candidatura perfeita ( só nós próprios o faríamos melhor :))…

 Vota no Mal menor mas de preferência (numa perspectiva pro- activa e positiva) vota na lista que mais se aproxima do teu ideal.

Mas vota!!!… Não votar é dizer que podem fazer o que quiserem contigo que tu não te vais importar. Abstenção é dizer que se é desinteressado e votar nulo é o mesmo que não votar…

Por isso só pode haver uma opção: votar lista A (Enfermagem Primeiro) com Germano Couto a bastonário. 
No Norte Jorge Cadete. 
No Centro Isabel Oliveira
No Sul Alexandre Tomás
Nos Açores Tiago Lopes
Na Madeira Ricardo Silva 


Anúncios

2 thoughts on “Eleições para a Ordem dos Enfermeiros: Informações úteis

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s