Práticas de prescrição de medicamentos e MDCT’s em ambulatório

O mInistério da Saúde divulgou o relatório sobre Monitorização de Prescrição de Medicamentos de Ambulatório e MCDTs Link

Alguns dados a reter:

As percentagens de medicamentos genéricos em cada grupo farmacoterapêutico são muito diferentes o que poderia estar relacionado com a disponibilidade de fármacos genéricos, no entanto, as variações entre sectores (entre 0 a 20%) para o mesmo grupo farmacoterapêutico não podem ser explicadas por esse fenómeno. Caso apenas fossem extrapoladas as maiores proporções de genéricos em cada Grupo Farmacoterapêutico (GFT) para os 3 sectores, a redução da comparticipação SNS com medicamentos poderia ascender a milhões de euros mensais.”

– ” Em todos os indicadores analisados verificam-se elevadas assimetrias regionais e interregionais (entre agrupamentos de centros de saúde ou hospitais/centros hospitalares) que serão objeto de reporting interno no SNS; Contudo destaca-se o caso do novo Hospital de Loures (Beatriz Ângelo) que é a instituição hospitalar que apresenta a maior percentagem de prescrição de medicamentos genéricos (44,0%) e o Instituto Gama Pinto (7,0%) a menor.”

– “Adicionado a poupança no primeiro semestre 2012, face a igual período do ano passado, e a poupança estimada para o segundo semestre, a poupança em 2012 em comparticipação SNS com medicação de ambulatório poderá cifrar-se em torno dos 123 milhões de euros.”

Uma ideia: Porque não se comparticipam apenas um número reduzido de fármacos, dois ou três por grupo terapêutico, à semelhança da disponibilidade que existe em grande parte dos Hospitais?

Faz sentido tanta liberdade de prescrição? Não existem normas de orientação clínicas suficientemente poderosas e com relação custo-efectividade comprovadas?

Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s