CIDADANIA E SISTEMA DE SAÚDE

Que estudos deveriam ser realizados em Portugal sobre a visão dos cidadãos, a dos profissionais de saúde e   a de gestores face à Cidadania?
Segundo DALLARI in  D.A. Direitos Humanos e CidadaniaSão Paulo: Moderna, 1998 na página 14 – “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.

O porquê destes estudos sobre cidadania:

O utente e a família requerem constantemente informações sobre o estado de saúde, o processo assistencial e a organização dos serviços;

A complexidade do processo assistencial implica respostas simples e concretas de modo a obter uma optimização dos recursos humanos e materiais;

Assim a cidadania reclama o seu direito à informação, à visibilidade, a um bom atendimento, a não concordar com a assistência recebida, a reflectir, levando-nos a um respeito mútuo, a uma emergência de cuidados e tratamentos centrados na especificidade daquele Ser Humano, e denota actualmente uma tendência cada vez mais real na tomada de decisões activa no que refere à sua Saúde.

Existe uma vontade política em manter a Qualidade e a Equidade do SNS?

Se sim temos de estabelecer as bases de um acordo social e político que levem à sua modernização, e à responsabilização de cada um de nós como partes de um todo, quer em relação a utentes e família, quer em relação a profissionais de saúde, onde cada um pessoa reconhece rapidamente direitos e deveres.

Neste contexto surge a necessidade de que haja um processo de inovação e modernização quer a nível da atenção primária, quer secundária, quer terciária, onde se dê resposta a diferentes necessidades, não só as que respeitam a cidadania mas também às da equipa multidisciplinar, que tem de aprender a trabalhar como um todo, e não que cada um puxe a brasa à sua sardinha.







Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s