INCIVISMO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO

Com este artigo pretende-se expor as características e principais implicações de um conceito recente – o incivismo dentro das organizações.

Trata-se da interacção negativa entre profissionais baseada em comportamentos com intencionalidade de provocar danos.

Actualmente todos sabemos as consequências que a violência psicológica pode ter sobre um indivíduo, ou sobre a organização.

Podemos definir incivismo como “comportamentos negativos de baixa ou média intensidade cuja intenção  de provocar danos na vítima não está clara e que viola as normas organizacionais de respeito mútuo”, segundo Andersson e Pearson, em 1999.

Um dos aspectos relevantes neste conceito é o efeito de “bola de neve”, descritos pelos anteriores autores, que pode levar à aparição de formas mais graves de violência no trabalho.

As condutas próprias do incivismo podem adoptar formas directas, como ameaçar a reputação de alguém  ou indirectas como ocultar informação importante. Ao início os comportamentos não são demasiado graves mas produzem-se com muita frequência. 

Podem-se utilizar os seguintes questionários para proceder a uma avaliação:

The Workplace Incivility Scale (WIS), Cortina et al

Uncivil Workplace Behavior Questionnaire, Martin y Hine

Realizar intervenções e medidas que parem a cadeia de incivismo deve ser uma preocupação da organização e dos profissionais, devendo ser realizados protocolos de actuação quando detectada a situação.

Em Portugal vão surgindo as Associações que abordam os temas de assédio moral e assédio sexual, mas o incivismo ainda é pouco debatido, e não só se tem manifestado em organizações de saúde, bem como em diferentes meios, como escolas, etc…, um facto curioso é que alguns dos fundadores das associações Portuguesas foram vítimas de incivismo, assédio moral ou sexual no local de trabalho.

Associação de assédio moral no local de trabalho

Trabalho académico sobre assédio sexual e moral no local de trabalho



Seria importante a nível das organizações de saúde o surgimento de estudos neste âmbito, e um ajustamento da Lei a este novo padrão de conducta.

Anúncios

One thought on “INCIVISMO ENTRE COLEGAS DE TRABALHO

  1. Olá Sandra. Tens estado a brilhar nas temáticas que abordas e… como estamos aqui também para aprender gostaria de te fazer umas "perguntinhas" pequeninas… lol. Se puderes ou souberes responder-me agradecia imenso.Dentro do incivismo penso que podemos colocar esse fenómeno que é o mobbing e assim sendo tenho aqui umas quantas dúvidas quanto a isso…É possível encontrar diferenças estatísticas entre organizações de diferentes características, nomeadamente se…- Têm autonomia de gestão…- Se têm de prestar contas a terceiros.- Entre instituições privadas e públicas.- Se existem condições de melhoria de carreira e progressões dos profissionais.- Se existe uma prática de responsabilização de profissionais pelos actos e resultados.- Se estão sujeitas a regulação ou autorreguladas.- Se têm a sua actividade num ambiente de fixação de preços ou concorrencial livre.Outra série de perguntas (afinal não eram tão poucas como isso :)Existem instituições de apoio a quem é vítima dos vários fenómenos e incivismo( interna ou externamente à instituição) e se existem, o acesso é fácil ou existe pouca informação acerca da sua existência e/ou a sua acessibilidade é dificultada ou ainda… existe pouca confiança na sua capacidade de resolução de problemas?Consideras que uma carreira de enfermagem, tanto a anterior ( DL 437/91) ou mesmo a actual (risos) , DL 247 e 248/2009, são favorecedoras de incivismo ou o seu contrário?E por último… estes fenómenos de incivismo serão um mal menor, ou existem por consentimento velado, por parte das lideranças, com algum objectivo obscuro como impedir mudanças, ou são no fundo necessários face a um ambiente competitivo e cujo fim último é a sobrevivência da organização.Grato pela resposta e … Bom post…

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s