“OS MERCADOS… O “TERRAMOTO FISCAL”… O RACIONAMENTO VS (IR)RACIONALIDADE E O ZÉ….”

Nunca percebi quem são “os mecados”. Subitamente começaram e entrar em nossa casa as 20h00…. Invariavelmente… todos os dias. O meu imaginário arquitectou “os mercados” como um grupo reunido numa mesa redonda cheia de “executivos” a jogar poker enquanto compram acções via “iphone”… e consultam os saldos das contas nas ilhas Caimão,“Pi-Pi”, e “Bora Bora”.

DE repente o Zé (leia-se Povo Português)acordou para um pesadelo para o qual não estava preparado. O Zé tinha em média 13 cartões de crédito por família… batia recordes mundiais de SMS em vários natais consecutivos… tinha mais de 2 telemóveis per capita… etc e vários recordes internacionais: 1) Dos piores salários da europa 2) Dos países mais desiguais da europa 3) As mais baixas taxas de fecundidade…. 4) Maior número de Generais do que os Estados Unidos 5) Orçamento da Presidência da Republica maior que a Casa Real Espanhola 6) Etc. Foi então criado um Monsto…. A AUSTERIDADE….O “ADAMASTOR” da actualidade… E o Zé passou a acreditar ter sido por causa do DESTINO, e como tal, INEVITÁVEL. Apesar de saber que o país tem sido muito mal gerido nas últimas décadas…. O Zé nunca viu ninguém ser responsabilizado, e foi permanecendo tranquilo. Entra agora o “terramoto fiscal” para acabar de vez com a possibilidade de poupar… O Zé deixou de poder viver… tem agora de procurar SOBREVIVER. O Governo faz o Zé acreditar que “trabalhar para comer” já é muito bom… e faz o Zé dizer “graças a Deus por nao ser pior”… “Vão tirar uma mão ??? Graças a deus! Podia ser um braço!” “desde que chegue para uma sopinha….” O Governa sabe bem disso! Por isso disse que “o povo português é dos melhores do mundo!” Claro está! Reclama pouco…. E quando o faz…. Faz no café… na paragem do autocarro ou agora… no facebook…. De facto… gostaria de poder contabilizar as horas de “energia potencial desperdiçada” no “Face”. Mesmo quando se inicia o debate de Racionamento terapêutico… Nada se ouve… nada se diz…. Nada se faz…. O Jogo Rússia – Portugal vem mesmo a calhar… porque assim fazemos (mais) uma pausa nas decisões do nosso Futuro. Infelizmente é isso que esta em Causa – O FUTURO. Mas quando falamos no colectivo “o povo” o poder de decisão dilui-se… De facto, o “povo” é composto por milhões de entidades – pessoas – e a responsabilidade é individual! Proponho um exercício simples: ESCOLHA A MELHOR RESPOSTA DE ACORDO COM A SUA PERSONALIDADE E PRESPECTIVA DE FUTURO: ONDE VOU ESTAR DAQUI A 5 ANOS? A) Não quero saber! B) Só Deus é que sabe! C) A “Troika” é que sabe! D) Espero que alguém decida por mim! E) Vou estar onde quiser!!! Qual é a sua opção?

Anúncios

2 thoughts on ““OS MERCADOS… O “TERRAMOTO FISCAL”… O RACIONAMENTO VS (IR)RACIONALIDADE E O ZÉ….”

  1. Muito bom o artigo, parabéns, totalmente de acordo, a descrição do Povo Português, os Europeus estavam escandalizados como é que é possível, viver com um dos ordenados mínimos mais baixo da comunidade Europeia, ter tanta austeridade, e estar tudo a fazer greves com "silêncio", sim porque não pedir um alargamento do prazo em primeira instância foi um escândalo.Mas nós de uma forma geral somos mesmo assim falamos, falamos, e falamos e esquecemos aos poucos de potenciar a nossa essência para produzir ou gerar.Depois já sabes se intercalar Futebol, Fátima, Fado e alguma Fantasia, o cenário fica menos negro, e debatem-se outros temas.Em Espanha os conflitos já se esperavam os Espanhóis são mesmo assim quer a trabalhar, quer na vida pessoal vão à LUTA, e ter vivido com eles em Madrid fez-me sentir que por vezes o melhor é definirmos metas, posições e posturas e se for preciso agir em conformidade.

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s