E 2013 será assim…

Foi ontem apresentado o Orçamento de Estado para 2013. Um Orçamento que, ao contrário dos objectivos, se  pauta não pelo corte na despesa mas pelo aumento das receitas.
Nunca esperei que este Governo agradasse à maioria das pessoas. Sempre tive noção que a mudança seria impopular e que tinham mesmo de se mandar lixar as eleições. Era preciso despedir, cortar em apoios sociais, mexer em interesses instalados (nos mais variados sectores e classes), fechar serviços. No fundo, era preciso reformar o Estado.
O que eu nunca esperei também foi que a solução adoptada pelo Governo fosse aumentar os impostos, que já estavam em níveis acima do aceitável.
Portugal tem um problema criado pelo Estado, tem de ser principalmente o Estado a resolvê-lo.
Neste ano já verificámos os efeitos da curva de Laffer que já abordei anteriormente, com um aumento ainda maior dos impostos é previsível que as receitas fiscais diminuam ainda mais.
E mais? E daqui a 1, 2 ou 3 anos, como vai ser? Vamos manter os impostos altos para sempre por falta de capacidade para cortar na despesa? É que a despesa continua lá e o objectivo não é ter défice baixo em 2014, é ter défice baixo (ou não ter défice, preferencialmente) sempre.
É verdade que este Governo cortou mais na despesa do que qualquer um dos anteriores em democracia. É verdade que os impostos afectam principalmente os rendimentos mais altos e os bens de luxo.
Mas também é verdade que os aumentos da receita são mais significativos que os cortes da despesa e também é verdade que independentemente de os rendimentos serem altos ou baixos são de quem os ganha e não do Estado.

Não faltam vozes a chamar este Governo de liberal, está na hora de o começar mesmo a ser.

Anúncios

One thought on “E 2013 será assim…

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s