Debate 5 Novembro AR – Saúde

No dia 5 de Novembro de 2012 foi realizado na assembleia da república um debate entre representantes dos vários partidos, ministro da saúde  Manuel Teixeira e secretário de estado do ministro da saúde Fernando Leal. Neste acontecimento, foram debatidos temas como a evolução do sistema nacional de saúde, sendo mais especificamente tratados assuntos tais como as dividas do ministério da saúde, os cortes realizados e previstos, o aumento das taxas moderadoras que se tem verificado, a ruptura que se surge no dia a dia ao nível dos medicamentos (mais especificamente paramiloidose), a evolução da rede nacional de cuidados continuados (dívidas e financiamento), as alterações ao nível do pré e intra hospitalar, futuro/transformações ao nível do IDT, protejo para prevenção da obesidade infantil, despedimentos coletivos de enfermeiros ao nível de ACES, o valor que a ADSE paga anualmente aos Privados e a sua coerência, problemas relativos à gestão privada do Hospital de Braga (gestor do estado), a evolução das estatísticas ao nível da transplantação em Portugal e respetivos incentivos, atitudes realizadas pelo estado para promover o acesso dos cidadãos à saúde, diminuição das listas de espera e equidade no SNS.
Assim, ressalvo a questão da emergência pré/intra hospitalar em que foi referido que o projeto implementado no Algarve (introdução dos enfermeiros do pré-hospitalar no intra hospitalar) estaria a correr bem. Que os enfermeiros da urgência, estão a ter possibilidade de terem formação extra, para assim poderem tripular as ambulâncias, tal como os TAE’s e que para o desenvolvimento deste processo está pensado um espaço temporal de 3 anos, nos quais muito se experimentará e analisará. Ainda no mesmo contexto, o Secretário de Estado referiu ser determinante para se tomarem decisões o conteúdo que se irá observar no relatório anual da emergência pré-hospitalar.
Face ao exposto anteriormente, dando uma opinião pessoal e objectiva, o pré hospitalar está a viver grandes alterações no seu paradigma (positivas e negativas), com grande responsabilidade do conselho diretivo do INEM, seu presidente Médico Miguel Oliveira e secretário de estado do ministério da saúde. As negativas correspondem ao que o colega Mauro expressou no seu tópico anterior a este.
A meu ver em 3 anos serão formados TAE’s em grande número, para posteriormente se tentar a todo o custo terminar com os enfermeiros no contexto da emergência pré hospitalar, passando por cima de muitas incongruências e fechando os olhos a outros caminhos evolutivos. A conclusão para a sociedade no final será clara, do género: “se temos formado tantos TAE’s, dando-lhes tanta formação e prática, porque não os iremos aproveitar, uma vez que os seus salários são menos dispendiosos do que o dos enfermeiros (para o SNS)”.
Face a isto, deve ser postura da OE lutar contra todos estes tipos de ideais e proteger o SNS (ao nível da emergência pré hospitalar) que tem potencial para ser desenvolvido e não desmantelado (uma vez que é importante relembrar que foram fechados serviços, com equipas multidisciplinares por todo o país, ficando a garantia que a emergência pré hospitalar iria ser melhorada). A postura da OE não deve ser passiva, limitando-se a escutar o ministério da saúde a dar respostas incongruentes e subjectivas, mas sim ativa, expondo as nossas ideias, decisões e também “apertando com o poder político sobre todas estas atitudes tomadas e os seus efeitos” (também ao nível da comunicação social e parlamentar). Se a OE se limitar a realizar o que foi exposto no comunicado de dia 5 de Novembro,  a meu ver será insuficiente e desadequado face às necessidades.
Para bem do País, da Saúde e da Enfermagem muita coisa tem de mudar…
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s