Avaliação da qualidade da avaliação das deficiências :)

Quality Improvement Measurement of Outcomes for People With Disabilities” ou traduzido para Português Medição de Melhoria da Qualidade dos Resultados para Pessoas com Incapacidades é o título dum relatório da AHRQ ( Agency for Healthcare Research and quality) do Departamento de Saúde e Recursos humanos dos EUA…

E qual é uma das conclusões do Relatório?
“Conclusions. We found very few direct examples of work conducted from the perspective of disability as a complicating condition. The sparse literature indicates the early stages of research development. Capturing the disability perspective will require collaboration and coordination of measurement efforts across medical interventions, rehabilitation, and social support provision.
Ou… “Encontramos muito poucos exemplos directos de trabalhos realizados a partir da perspectiva da deficiência como uma complicação do estado de saúde. A escassa literatura reflecte a fases inicial da desenvolvimento da pesquisa. Avaliar a perspectiva da deficiência vai exigir a colaboração e coordenação de esforços de medição através de intervenções médicas, reabilitação e prestação de apoio social.”
Não sei como é por lá nos EUA mas por aqui podem encontrar muitos trabalhos e só não teremos mais dados se não o quisermos. Os enfermeiros pautam a sua actuação exactamente pela avaliação das incapacidades das pessoas, por exemplo se conseguem ou não andar, comer, falar, urinar, vestir-se… etc etc etc… E intervenções na redução das mesmas… tudo para tornar as pessoas mais autónomas, menos dependentes e com melhor percepção do seu estado de saúde ( que em Portugal anda pela amargura e muito se deve ao enfoque errado do sistema de saúde português: detectar doenças e não promoção de melhor saúde)
 E usam instrumentos adequados para essa avaliação que permitiriam projectar um sistema adequado aos cuidados que os portugueses efectivamente necessitam… 
É só permitirem a inclusão nos sistemas de informação e terão muitos dados e fidedignos por serem produzidos por quem efectivamente presta esse serviço…  E não se cometam os mesmos erros de dizer que “Avaliar a perspectiva da deficiência vai exigir a colaboração e coordenação de esforços de medição através de intervenções médicas, reabilitação e prestação de apoio social”… sem incluir intervenções de Enfermagem. Se os dados são importantes… é necessário que eles possam ser registados!!!! Porque os números são tudo e o que não se mede não existe. Ora é por isso fundamental que os sistemas de informação suportem esses dados não é? Ou que alguém os aproveite!
Alguns exemplos da existência de instrumentos e dados( ao contrário do relatado pelos autores do relatório):
Estes de Fernando Petronilho e que se apelida de “CARACTERIZAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO “: 
ou
Ou de Hernâni Duque: O doente dependente no autocuidado – estudo sobre a avaliação e acção profissional dos enfermeiros, dissertação de mestrado



Ou tantos mais quantos quiserem, é só consultar qualquer base de dados e a bibliografia de qualquer uma das teses e artigos já dedicados ao tema…

Por isso… Não se justifica a não inclusão de enfermeiros ou mais ainda… não se justifica que não sejam estes a liderar o processo… Mesmo por lá nos “States” é a mesma coisa…

Assim não se melhoram os cuidados de saúde nem se promove a transparência, prestação de contas e sustentabilidade… porque Melhor saúde é maior satisfação das pessoas e maior capacidade para serem produtivas…
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s