Do 8 para o 80 no transporte de doentes

O SNS assegura os encargos com o transporte não urgente prescrito aos utentes em situação de insuficiência económica e quando a situação clínica o justifique nos seguintes termos 

a) Incapacidade igual ou superior a 60%, desde que o transporte se destine à realização de cuidados originados pela incapacidade;
b) Condição clínica incapacitante, resultante de: “
(…)

in: Portaria n.º 142-B/2012 de 15 de maio (clicar em cima para aceder)

Ou seja… uma pessoa que tenha um rendimento superior a 628,83 ( 1.5 x indexante de apoio sociais: 419,22) , mesmo com incapacidade grave à saída dum hospital, não tem acesso ao transporte assegurado pelo SNS… por exemplo quando tem “alta” da urgência

Se pensarmos que alguém com esse rendimento tem muitas outras despesas como medicamentos e outros dispositivos ( fraldas por exemplo)… vemos como esta situação se tornou absurda…

Custa mais quando sabemos existir tanta despesa supérflua…
Não é o objectivo dos impostos que o Estado providencie serviços? Ou é objectivo dos impostos “engordar” a estrutura que supostamente os deve assegurar?
Quantos recursos na área da Saúde são empregues nas actividades de apoio à prestação de cuidados ao invés dos cuidados propriamente ditos?


Não há outras prioridades, mesmo na área da saúde, por onde “cortar”?

Como se consegue ter capacidade de encaixe para isto dadas as várias iniquidades no país , bem mais prementes de serem resolvidas…

De uma situação em que poderia haver algum abuso passa-se para uma situação de restrição quase escandalosa…



Simplesmente absurdo…

Numa época de austeridade, não combater a corrupção, não ser justo e usar critérios desiguais é meio caminho para a depressão imparável ou, como nesta afirmação do blogue Dragoscópio ( http://dragoscopio.blogspot.pt )

Nós não temos resgate económico que nos salve enquanto não nos resgatarmos moralmente. O resto nem sequer é conversa: é grunhido.”
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s