Desta vez só pergunto… ou "Os melhores hospitais do País"

Foi publicado este ano, como tem sido habitual, o ranking dos 10 melhores hospitais do País.

Estudo este realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, como nos tem vindo a habituar ao longo dos anos. Pode ser vista uma das notícias AQUI.

Pois fica a interrogação:

– Porque é que são os melhores?

– O que caracteriza a “melhor” assistência às doenças? Indicadores exclusivamente médicos?

E indicadores de Enfermagem, há? Serão importantes nesta caracterização do “melhor”?

– Na altura do Estudo haveria indicadores de Enfermagem que pudessem basear o trabalho dos autores? Alguém perguntou por eles?

Se o estudo já é feito, anualmente, há 5 anos, alguém já se preocupou em informar os autores que também há indicadores de Enfermagem (se é que os há) ?

Por último:

a) uma vez que, na grande maioria dos casos, só fica internado no hospital quem necessita de cuidados de enfermagem (porque senão eram operados/consultados em ambulatório e iam para casa  de seguida),

b) que o grosso dos cuidados directos prestados por profissionais de saúde o é por enfermeiros,

c) que o trabalho realizado por estes profissionais no que diz respeito à capacitação do utente para lidar com os seus problemas de saúde e à articulação com os profissionais de comunidade é fundamental,

SERÁ QUE ISTO FOI CONTEMPLADO, ou CONVENIENTEMENTE ESQUECIDO????

é que, talvez não saibam, mas tudo o que foi acima descrito influencia a saúde, o decurso da doença e o sucesso global das intervenções dos profissionais de saúde…

Anúncios

One thought on “Desta vez só pergunto… ou "Os melhores hospitais do País"

  1. Com o ranking da ERS é a mesma coisa…O estranho é que, já existindo possibilidade de extracção de dados de cuidados de enfermagem estes não sejam valorizados ou tratados por quem os detém ou os responsáveis pela gestão.A meu ver não é tanto uma questão de justiça mas sim de amadorismo na gestão… Eu ficaria muito renitente, se fosse um cidadão, se não soubesse o que fazem os Enfermeiros, e mais ainda se fosse o gestor… porque ou os despede a quase todos ( uma vez que só é aproveitado o contributo na execução de técnicas ou administração de fármacos) ou garanto transparência e prestação de contas da sua actividade.Exige-se ou o despedimento de 90% dos enfermeiros ou a demissão dos responsáveis das instituições de saúde…

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s