Enfermeiro de família e UCC’s: será desta?

Texto do Ministro da Saúde na Revista Portuguesa de Gestão & Saúde

Bom texto no que diz respeito à política de saúde que tem sido levada a cabo para impedir a falência do SNS que era iminente há pouco mais de um ano. Permito-me a salientar alguns excertos com maior enfoque na Enfermagem:

“É necessário integrar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, rever os padrões e os critérios de referenciação de doentes, integrar a informação dos utentes, definir quem envolver no plano de cuidados e até rever os perfis de competências dos profissionais.”

Mais competências aos enfermeiros, rentabilizando o investimento que se faz na formação diferenciada que tem sido desperdiçada? E haverá coragem para enfrentar o lobby da OM?

“Todo este esforço de aproximação do SNS aos cidadãos será complementado pela progressiva generalização de meios móveis de saúde e a criação e expansão da figura do enfermeiro de família, que deverá tornar-se, em paralelo com o crescimento de Unidades de Cuidados na Comunidade, um dos pilares vitais dos cuidados de saúde primários em Portugal.”

Para mim, o foco principal do SNS têm de ser os cuidados de saúde primários, assumindo o Enfermeiro de Família um papel fulcral. As UCC serão o instrumento mais importante na promoção da saúde, que o Secretário de Estado tanto fala. Além de serem um importante instrumento para rentabilizar a formação dos enfermeiros, serão uma verdadeira revolução na forma como as pessoas encaram o SNS e os profissionais de saúde.
Esperemos que passe do papel à acção…

Anúncios

2 thoughts on “Enfermeiro de família e UCC’s: será desta?

  1. Podemos aferir daqui a 10 anos, se houve alguma evolução na percepção do estado de saúde , por parte dos portugueses, se houver uma aposta focada na promoção da saúde e não apenas na prevenção da doença. Pode parecer o mesmo mas a fundamentação é toda ela diferente…

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s