Propostas de Prevenção absurdas



Na senda da “vontade” de proibir o consumo de tabaco, mesmo em locais onde não causarão danos a terceitos…


E para debater ainda mais esteeste post e ESTE

1º O objectivo é viver mais e melhor?

OU… 2º O SNS ser mais barato?

Quanto ao 2º é fácil… corta-se no financiamento ou aumenta-se a eficiência ( para a mesma eficácia…)

Se é quanto ao primeiro… é preciso definir o que é que cada um entender por viver mais e melhor…
Mas não me parece que algum dia teremos consenso ou se este é possível… ou seja, cada pessoa terá de decidir ou viver da forma que melhor achar ( respeitando sempre o princípio da liberdade responsável).

O objectivo destas medidas nunca será ser mais barato porque simplesmente se adiará a despesa… ou julgam se algum dia erradicarmos as doenças crónicas actuais ( como a diabetes, hipertensão, cancros, etc etc etc) as pessoas vão ser imortais? Nada disso… apenas morrerão doutra coisa. 


Daí que falar que será mais barato prevenir é na realidade uma mentira… agora se dissermos que eventualmente poderá viver até mais tarde… ( o melhor é totalitário e só cada um o saberá)…


No entanto, o que me assusta mesmo nisto é o totalitarismo destas posições… criando pecadores atrás de pecadores e chegando ao fim sem percebermos porque existe um serviço de saúde… Que é servir as pessoas

As pessoas… que são seres ilógicos, irracionais e acima de tudo humanos ( aqui está, sem qualquer ironia, a beleza da pessoa humana, a sua diferença)… para quem a vida não se resume à definição totalitária de que saúde é ausência de doença mas o melhor bem estar social, psíquico e biológico possível e claro que isso não é atingido através do sistema de saúde, tal como está projectado, mas sim por um equilíbrio entre várias acções e desejos INDIVIDUAIS… comer um big mac para ter tempo para ir ao teatro num dia mais apressado , ou comer uma salada e não ter vontade de ir jogar à bola ou apetecer ficar deitado no sofá e não querer ir a uma consulta obrigatória sem qualquer objectivo que não seja burocrático.

Por isso o argumento deve ser permitir (e não obrigar) as pessoas atingirem o seu máximo potencial enquanto seres humanos e não propriamente transformá-las em autómatos que têm como objectivo garantir UM sistema… o sistema deve servi-las e não o contrário…

E prevenir deve ser uma opção racional e individual, não penalizadora ( para penalização já chegará a doença), focada na liberdade e na oferta de escolha ( oferecer educação) como forma de viver mais saudável e feliz, se for do interesse próprio … mais tempo, mas nunca o contrário.

Por outro lado… prevenção não é um objectivo económico e financeiro pois em última análise apenas se adia um problema que é a morte e a doença… empurrando a despesa para mais tarde… Portanto a prevenção não é focada na redução na despesa mas no aumento da vida com qualidade e sem deficiência…

Dito isto… Os fumadores pagam e bem a sua saúde… tendo em conta que o imposto pago sobre um maço de tabaco ronda os 85% do seu valor inicial e tendo em conta que um fumador que consuma um maço por dia, gasta à volta de 1300 euros por ano… paga um seguro de saúde aproximado de 100 euros mensais… parece-me um bom seguro… não acham? Tendo em conta que até muitos dos fumadores também descontam para impostos via IRS…


Por isso ( num tom sarcástico) proponho que na mesma linha ideológica se: 

– Proíba o chocolate para prevenir a obesidade

– Proíbam os enchidos para prevenir os cancros do tubo digestivo

– Proíbam os vários doces conventuais para prevenir Diabetes

– Proibir o Sal para prevenir Hipertensão.

– Proibir a prática de desporto para prevenir as fracturas e traumatismos

– Proibir o Stress por tudo o mais…

Se o STRESS provoca tantos problemas… devia ser proibido, não acham? Então nos hospitais do SNS era onde se devia começar…

NOTA: Se recordarem mais medidas preventivas por favor comentem e acrescentem ao debate
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s