Cuidados no domicílio… O que podemos esperar na "velhice"?



Cuidados em casa na Europa: Estrutura actual e desafios futuros
É o título dum livro lançada pela “divisão europeia” da OMS( Organização Mundial de Saúde)
Tendo em conta que caminhamos para uma sociedade cada vez mais envelhecida, com um poder de compra mais reduzido e famílias mais pequenas… 
O que esperar do futuro? Como devem ser planeados os recursos humanos da saúde para responder às expectativas dos cidadãos?
Que literacia de saúde os nossos cidadãos deverão ter para serem independentes até mais tarde?
Muitas interrogações podem ser colocadas, mas para quem quiser saber mais sobre o assunto… consulte o livro AQUI.

ADENDA: Na altura em que escrevi este texto ainda não tinha lido isto (Jornal Público):

Ministro japonês diz que idosos doentes devem “morrer rapidamente” para o bem da economia

Não tenho dúvida que para as finanças de qualquer país isso seria positivo, assim como que qualquer pessoa que não trabalhe, que tenha um elevado grau de incapacidade, que viva além do 1º dia como reformado, etc etc etc (ironia). Quem for fraco… deixa-se para trás para os leões ( um bom princípio para gnus… mas pouco adequado para hominídeos inteligentes e cuja base de sucesso residiu e reside na colaboração e solidariedade colectiva).
Mas o objectivo e o desígnio deste tipo de “serviço” não é ser directamente bom para as finanças, uma perspectiva utilitarista muito perversa, mas sim de garantir justiça e a manutenção de valores como a solidariedade, vida em sociedade saudável e sem desespero pelo medo de ser considerado um inútil…
Com todas as vantagens que apresenta à primeira vista para as finanças… 
Não deve é ser de grande estímulo para quem pensa chegar a “velho”… pois Filho és… pai serás… e portanto o que hoje se defende como óptimo, amanhã chegará a nossa vez de vivenciar o que considerámos óptimo para os nossos “velhos”…

Mais pertinência ganha discutir que modelo de solidariedade colectiva queremos e como torná-lo adequado, justo e que corresponda às expectativas de todos, garantindo o maior respeito pela dignidade de cada ser humano. NENHUM ser humano deve ser deixado para trás… NENHUM…

NOTA: O Blogue Saúde em Portugal é candidato a melhor blogue no concurso promovido pelo AVENTAR. Pode votar seguindo este LINK ( está quase no final da página, na categoria Saúde)

Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s