Cuidados Paliativos

«Cuidados paliativos» os cuidados ativos, coordenados e globais, prestados por unidades e equipas específicas, em internamento ou no domicílio, a doentes em situação em sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva, assim como às suas famílias, com o principal objetivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, com base na identificação precoce e do tratamento rigoroso da dor e outros 
problemas físicos, mas também psicossociais e espirituais; 

É esta a definição constante na Lei de Bases dos Cuidados Paliativos (  Lei n.º 52/20012, 
de 15 de Setembro)…

O grupo de trabalho que vai apresentar as propostas de diplomas de regulamentação da mesma está AQUI descrito, no Despacho n.º 1235/2013 e integra o Enfermeiro José Miguel Valente Tavares, em representação da Ordem dos Enfermeiros.

Votos de um bom trabalho e que as propostas visem acima de tudo a melhoria dos cuidados em fim de vida e não um acelerar dos mesmos, à “japonesa”, como forma de “salvar” os portugueses dos seus avós (ironia). 

Honestamente… muito do que será no futuro a grande maioria do quantidade e qualidade da acção dos recursos humanos e materiais da saúde será exactamente nesta área pelo que é com especial interesse que aguardo as propostas deste grupo.

Agora, sem ironia alguma, que os portugueses se orgulhem do seu melhor traço… a ajuda ao próximo necessitado e que os especialistas em Enfermagem em Pessoa em Situação Crónica e Paliativa coloquem os seus serviços ao dispor dos cidadãos, como forma de garantir que os portugueses têm MESMO acesso aos cuidados paliativos que merecem.



NOTA: O Blogue Saúde em Portugal é candidato a melhor blogue no concurso promovido pelo AVENTAR. Pode votar seguindo este LINK ( está quase no final da página, na categoria Saúde)

  

Anúncios

One thought on “Cuidados Paliativos

  1. Olá. É de verdadeiramente louvar que finalmente se assiste à representação e participação de um Enfermeiro num grupo de trabalho, relativo à criação/projecção da Rede Nacional de Cuidados Paliativos. Nestes 3 meses serão realizadas propostas de regulamentação da Rede Nacional de Cuidados Paliativos e muito se espera desta regulamentação. A titulo de exemplo na altura em que se criou a RNCCI criaram-se regulamentos que definiram o numero mínimo de profissionais a contratar ("rácios"). E o que se observa desde então é que esses mesmos rácios são desadequados e arrisco mesmo dizer que ninguém consegue manter uma unidade de internamento aberta cumprindo os rácios mínimos no que diz respeito à classe de enfermagem. Surge entretanto uma grande questão que "já não é de agora". Como se operacionalizará a rede. Como serão criadas as unidades, as camas, que custo médio diário em estimativa se calcula para cada utente, existirão restrições quanto à medicação que existirá nestas unidades… entre muitas outras. Aproveito para relembrar um tópico que realizei à uns tempos atrás, mas que será atual nos próximos tempos. http://saudeeportugal.blogspot.pt/2012/09/a-criacao-da-rede-nacional-de-cuidados.htmlFala-se de uma possível tentativa futura de se passarem as unidades de convalescença para paliativos, será? Porquê? Nós Enfermeiros não nos devemos apenas segurar à parte da regulamentação, mas também à operacionalização, porque se não, não se realizarão as melhores medidas de desenvolvimento quer para a saúde quer para o pais.

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s