Saúde escolar

A saúde escolar resume-se hoje a meia-dúzia de sessões de educação para a saúde, realizadas geralmente pelos estagiários dos centros de saúde locais e, geralmente, mais focadas nas “necessidades” dos mesmos para fins académicos do que nas necessidades da comunidade escolar. Mas isto não é saúde escolar, isto é fingir que temos saúde escolar.
Já noutras “casas” abordei esta temática, com este artigo, por exemplo. Agora, o CDS-PP quer introduzir a formação em SBV no 3º Ciclo do Ensino Básico. Medida digna de aplauso que espero ver aprovada. O SBV é uma questão básica de cidadania que se deve aprender o mais cedo possível.
É então importante pensar como é que vamos levar esta e outras temáticas relacionadas com saúde às escolas. Pode nem ser com a criação dos gabinetes de saúde nas escolas que referi no artigo no Expresso, mas com uma intervenção mais próxima entre os Cuidados de Saúde Primários (outra vez as UCC’s) e a comunidade em que se integram.

Anúncios

One thought on “Saúde escolar

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s