O efeito placebo

É o título dum artigo publicado na Harvard Magazine ( Consultar AQUI) em que um reputado investigador  analisa os factores que provocam o efeito placebo, que mais não é do que dizer a alguém que algo tem determinado efeito ( algo que não tem efeito algum supostamente, por exemplo,  como uma cápsula de açúcar) e esse algo produzir mesmo esse efeito, sendo que quem o toma não sabe que não tem efeito suposto. 

(Obrigado ao blogue Rerum Natura pela “descoberta” do artigo… que não hesitei em partilhar)

É aliás assim que se testa a eficácia e efeito dum medicamento a sério, comparando a diferença de resultados entre o placebo e o medicamento…

Ora o que este estudo vem “demonstrar” é que o efeito placebo é poderosíssimo e funciona mesmo quando quem toma o “medicamento placebo” o sabe…

Porque nos deve fazer reflectir?

Embora existam perigos associados a valorizar demasiado o efeito placebo (LINK) nomeadamente o que se passa com a homeopatia… Porém deve fazer-nos pôr em causa algumas verdades ou dogmas, tal como são assumidos, nas nossas organizações de saúde… totalmente focadas em ciências exactas… quando o ser humano é tudo menos exacto.

Porque a maioria de nós aposta na eficácia da Tecnologia e do medicamento como sendo sacrossantos e esquecendo que algo como a relação terapêutica profissional/pessoa alvo dos cuidados, é um factor poderosíssimo… e não é tanto um capricho e uma arte… é mesmo ciência.

Podemos dizer que quanto maior a confiança na pessoa que nos cuida… maior o potencial terapêutico?

Pode ser que mude a nossa forma de ver a nossa relação com os doentes/pessoas e se mudem as nossas organizações de saúde e os indicadores que usamos para ver os ganhos/resultados de Saúde… Mais centrados na interacção humana e menos na tecnologia….
Anúncios

One thought on “O efeito placebo

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s