A acupunctura regulada pela Ordem dos Enfermeiros. Reflexão a três: os enfermeiros, a ordem e a sociedade.

A acupunctura regulada pela Ordem dos Enfermeiros. Reflexão a três: os enfermeiros, a ordem e a sociedade.

A acupunctura, arte milenar chinesa foi no século XX reconhecida mundialmente como conhecimento científico tendo para isso muito contribuído os franceses aquando da guerra da Indochina. Um dos grandes mentores foi o físico Jean Borsarelho.
É sabido que a OMS reconhece-a como saber científico comprovado não só pela evidência mas sobretudo devido a estudos realizados por físicos e neurofísicos que provaram a existência de corrente elétrica de baixo potencial nos pontos de acupunctura descritos há mais de 2000 anos pelos chineses. Destes estudos saliento os do professor Becker e o Engenheiro Pontignery.
O que ganharia a ordem dos enfermeiros em regular a atividade dos seus membros com habilitação académica na área das medicinas não convencionais? Na minha opinião, muito.
Reforçaria a confiança dos seus membros pois estes sentiriam que a sua ordem acredita que a acção dos enfermeiros não reside só nos tradicionais cuidados de enfermagem. Cada vez mais a nossa área de abrangência, no que concerne aos meios, técnicas, saberes utilizados para satisfazer o bem-estar dos cidadãos, não pode ser estanque e deixar-se ficar refém do passado; a evolução científica existe.
Reforçaria a sua idoneidade como instituição por não ser fechada a novos saberes e por ser capaz de responsabilizar os seus membros. A responsabilidade é o garante de que quanto mais valor temos, mais nos é conferido e mais nos obrigada a continuar o nosso aperfeiçoamento quer como pessoas quer como profissionais.
Reforçaria a sua abrangência no que respeita à formação académica, não somente focada na Enfermagem mas sim nos conhecimentos que os enfermeiros têm para prestar melhores cuidados.
O que ganhariam os enfermeiros com formação na área das medicinas não convencionais?
Os profissionais de saúde, enfermeiros incluídos, são atualmente os mais procurados pelos utentes destas medicinas. Com a regulação por parte da Ordem, estes reforçariam a confiança dos cidadãos que sabem que por detrás de quem os cuida está uma instituição que lhes confere a competência no exercício da acupunctura.
A nível de concursos, concorreriam em igualdade com outros profissionais de saúde, não só a nível de habilitações académicas mas também a nível da credibilidade profissional. Sejamos realistas, uma instituição ao admitir dois indivíduos com o mesmo nível académico vai ter em conta o que está sob regulação da sua profissão.
O que ganharia a sociedade caso a Ordem regulasse os membros com aptidão académica para exercer medicinas não convencionais?
Melhoria nos cuidados prestados pois esta regulação abrangeria não só os aspetos técnicos e científicos as sobretudo o deontológico e ético.
Opinião de José António C. Ferreira, enfermeiro, pós-graduação em acupunctura.
Para leitura complementar:
e
Anúncios

2 thoughts on “A acupunctura regulada pela Ordem dos Enfermeiros. Reflexão a três: os enfermeiros, a ordem e a sociedade.

  1. Parece ser um assunto com demasiada importância, no momento, para se estar a discutir quem tem razão. O importante é não deixarmos o barco sair sem estarmos dentro dele.No entanto parece que a lei da regulamentação não contempla o exercício da acupunctura por profissionais da saúde com competência nesta área. Por este facto sou de opinião que devemos esforçarmo-nos para que a OE reconheça a competência nesta área.Ao disporarturpgomes@hotmail.com

  2. Colega já foi fundada,e registada uma Asso.de Enfermeiros acupunctores, registada em Santarém, com sede no Porto. Foram nomeados colegas para toda a estrutura, fizemos contatos com a Ordem….Neste momento está «parada». Porquê? Quem entravou o processo, essa a questão que ainda não percebi bem…o tempo irá mostrar quem e porquê . Fui o associado incubido para a sua fundação. Sou Faustino Monteiro dos Santos.Membro da Ordem dos Enfermeiros nº 13656. sócio nº087 da APPA-DaAo disporfaustinosantos@sapo.pttm-962600338

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s