A importância das redes sociais na saúde

Todos, ou quase todos, nós utilizamos redes sociais, com maior ou menor frequência. Na verdade, estas tornaram-se o maior meio de comunicação dos nossos tempos. Num mesmo local, as pessoas podem encontrar informação sobre todos os temas. E quem comunica pode comunicar para “as massas” ou fazer uma comunicação mais personalizada. Nenhum outro meio de comunicação permite uma interacção tão diversificada e feita em tempo real, sem custos.
Todas estas potencialidades têm sido aproveitadas para fins comerciais e empresariais, para procurar emprego, para fins políticos, para divulgar notícias, etc. Mas pouco se tem visto em termos de aproveitamento das redes sociais para a promoção da saúde. É verdade que numa população envelhecida, esta não pode ser a principal ferramenta a utilizar. Mas também é verdade que nem todos são idosos e que a promoção da saúde deve ter um grande enfoque nos jovens, para prevenir os problemas de amanhã.
Quando se fala tanto em racionalização dos recursos, talvez devessemos pensar acerca das possibilidades que as redes sociais nos abrem, tanto para comunicar com todos os cidadãos (mesmo os menos preocupados com a sua saúde) mas também para fazer um acompanhamento mais personalizado de utentes. Além disso, podem ser úteis para detectar problemas na comunidade, que em muitos casos, mais facilmente são publicados na rede do que comunicados aos profissionais.

Leituras recomendadas (em inglês):

http://www.huffingtonpost.com/claire-mccarthy-md/social-media_b_1891227.html
http://www.pwc.com/us/en/health-industries/publications/health-care-social-media.jhtml
http://www.deloitte.com/assets/Dcom-UnitedStates/Local%20Assets/Documents/US_CHS_2010SocialNetworks_070710.pdf

Anúncios

2 thoughts on “A importância das redes sociais na saúde

  1. Aliás a plataforma de dados da Saúde configura já uma mudança na atitude da organização da Saúde em Portugal, nesse sentido, no potenciar o envolvimento dos cidadãos nas decisões e na melhoria do acesso à informação por parte dos profissionais prestadores, no sentido de melhorar a segurança dos cuidados e de melhor tomada de decisões.Consultar e aconselhar a todos os profissionais e utentes, seguindo o link em baixo.http://www.dgs.pt/?cr=22490

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s