O que se passa durante uma Cirurgia?

O trabalho necessário para que uma pessoa “saia” melhor do que entrou de uma sala de operações é algo que pode passar oculto e eventualmente diluído naquilo que é a perícia do(s) cirurgião(ões) e que é em grande parte fruto de preocupações com a segurança e suas implicações no controlo do risco de infecção, ou outras complicações, assim como da necessária produtividade associada à qualidade.

Neste “dia europeu do Enfermeiro perioperatório” a Enfermeira Mercedes Bilbao, presidente da AESOP explica muito resumidamente qual o papel dos vários enfermeiros englobados nesta “classificação” neste vídeo da SIC Notícias:
Retive essencialmente duas coisas: 
Reconhecer formalmente as competências do Enfermeiro “perioperatório” que eu julgo dever ser fundamental para garantir quer a qualidade do exercício e reconhecimento justo através duma especialização quer da defesa dos direitos das pessoas a cuidados de qualidade, garantindo que as condições sob as quais lhe são prestados cuidados de saúde altamente complexos são devidamente cumpridas.
Existem pressões inaceitáveis para a redução de pessoas envolvidas numa cirurgia assim como da qualificação das mesmas
Porque embora a Liberdade de escolha seja algo fundamental, uma cirurgia em que algo correu mal, não deixa grande azo a novas escolhas… daí ser necessário haver regulação prévia e não póstuma. Porque quando se lida com a Saúde, a liberdade de escolha assume outros contornos…
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s