Isenção de taxas moderadoras

Na tabela publicada pela ACSS(link) surge-me um número assustador de pessoas com isenção de taxas moderadoras: 5.560.003 portugueses, ou seja, mais de metade da população!

Portanto podemos concluir que o Sistema tornou-se completamente perverso dado que a população que contribui para a sustentabilidade do sistema é menor que a que pode usufruir dela sem contribuir em iguais condições…
É simplesmente pecador este sistema em que já tendo contribuido com impostos ainda tenha de pagar novamente pelo serviço, partindo do pressuposto que se faz contribuições em impostos, já está automaticamente arredado de usufruir de “isenção” do pagamento de taxas moderadoras…
Depois não nos admiremos que haja um SNS para pobres e que os que pagam prefiram ir para outras paragens…
É duplamente pecado ter algum dinheiro em Portugal( ver condições para ser considerado isento por insuficiência económica).
Só me apetece dizer que me parece profundamente errado que cheguemos a este ponto ( e que já foi pior como podem comprovar pela tabela da ACSS)… e deturpa o conceito de equidade, justiça e do acesso.
Alguma forma alternativa tem de ser encontrada de forma que os esforço seja mais justo nem que seja isentar ou toda a gente ou toda a gente pagar, nem que seja 1 cêntimo… Porque também acredito que o que é totalmente gratuito ( ou que assim parece) é passível de uso impróprio e excessivo. Porque a Saúde não tem preço mas tem custos…
Porque é tão injusto ( do ponto de vista ético de que a saúde deve ser acessível a qualquer cidadão independentemente de não ter rendimentos) alguém não conseguir aceder a cuidados por não ter dinheiro como alguém pagar por algo ( duas vezes) e às vezes nem sequer conseguir ter acesso…
Anúncios

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s