Risco e penosidade? Balanço social do SNS da ACSS …Sem legendas

Dados retirados do Balanço social do SNS do ano 2012, da ACSS:

“A Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS), divulga o Balanço Social do Ministério da Saúde (Serviço Nacional de Saúde e outras entidades) relativo ao ano de 2012, o qual resulta da consolidação dos dados reportados pela totalidade das 65 entidades na dependência do Ministério da Saúde- serviços centrais, serviços regionais e serviços e estabelecimentos prestadoresde de cuidados de saúde integrados no Serviço Nacional de Saúde.”http://www.acss.min-saude.pt/artigo/tabid/98/xmmid/896/xmid/5710/xmview/2/Default.aspx
Não sei qual é a definição de risco, penosidade e insalubridade para a área da saúde… mas se tiver alguma coisa a ver com isto…
Não faço é ideia em que é que os enfermeiros podem estar sujeitos a isto(ironia):

“Entende-se que os elementos caracterizadores das condições de risco, embora inerentes à natureza das próprias funções, dependem essencialmente de factores ou acções externas ao próprio exercício profissional, enquanto os que caracterizam as situações de penosidade e insalubridade estão intrinsecamente ligados à execução da actividade. Assim, as condições de trabalho tornam-se penosas quando exigem uma sobrecarga física ou psíquica e são insalubres quando as condições ambientais ou os meios utilizados no exercício da própria actividade podem ser nocivos para a saúde do trabalhador. 
Por outro lado, o risco, a penosidade e a insalubridade não são condições inerentes às próprias profissões ou actividades profissionais, mas sim dependentes das condições concretas do seu exercício, pelo que devem ser, prioritariamente, eliminadas ou diminuídas, através da aplicação das tecnologias e dos métodos de prevenção constantes da legislação em vigor sobre segurança e saúde no trabalho” 
Dizia no então Decreto-Lei n.º 53-A/98 de 11 de Março (Revogado pelo art.º 116.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27/2)
Anúncios

2 thoughts on “Risco e penosidade? Balanço social do SNS da ACSS …Sem legendas

  1. Realmente este balanço nem precisa de legendas. É imoral estes resultados não servirem para mudar nada. São apenas estatística.Ressalvo que a coluna do risco do quadro 2, deve ter valores em € sim, mas em Milhares de €. Ou serão valores médios, ou seja, por cada pessoa? É que se forem médios, na coluna da fixação da periferia, existem lá valores obscenos.

Sem censura... mas sem ilegalidade e acima de tudo com o sentido de responsabilidade. Opiniões contrárias não são só aceitáveis... são desejáveis... mas for favor identifique-se, nem que seja com pseudónimo

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s